Resenha

Novo lançamento do Fox Premium, Mrs. America merece sua atenção

Cate Blanchett é a grande estrela da minissérie


Cate Blanchett em Mrs. America
Cate Blanchett em Mrs. America - Foto: Divulgação/FX

Uma das principais produções da temporada 2019, Mrs. America terá sua pré-estreia no Fox Premium 1 no próximo sábado (19), a partir das 22h15, com episódio duplo. A minissérie é um dos maiores sucessos da TV norte-americana e foi indicada em 10 categorias do Emmy 2020. Vencedora do Oscar, Cate Blanchett é a protagonista da trama.

O NaTelinha teve acesso aos dois episódios iniciais e constatou que as nomeações recebidas pela produção foram merecidas. Primeiro que uma minissérie que tem Cate Blanchett como atriz principal merece todas as atenções. Ela é uma das favoritas para vencer o prêmio como Melhor Atriz em série limitada ou filme para TV, contudo, tem uma concorrente de peso: Regina King, por Watchmen.

Mas vamos focar em Cate. Ela teve a missão de interpretar a personagem Phyllis Schlafly, uma famosa advogada conservadora que lidera um movimento que busca ratificar a Emenda da Igualdade de Direitos (ERA – Equal Rights Amendment) nos Estados Unidos da década de 1970.

A protagonista vai na contramão do que o feminismo acredita e o único desejo de Phyllis é ter poder. Entretanto, ela também precisa ser uma dona de casa exemplar, só que logo percebemos que não há qualquer paixão nela por aquela vida de esposa “perfeita”.

Cate Blanchett criou diversas camadas, o que torna sua personagem complexa e difícil de decifrar. Se ela tem a personalidade forte, porque aceita viver como dona de casa mesmo não gostando? Se Schlafly tem opiniões contrárias ao feminismo, porque busca ter pé de igualdade com os homens no mundo da política?

Essas dúvidas criadas logo nos dois primeiros episódios ocorrem justamente pelo bom trabalho da atriz. O Emmy ficará em boas mãos, caso ela vença. Porém, é preciso ressaltar que Regina King foi a grande atuação do ano no mundo das minisséries e entra como favorita no evento.

Elenco de peso

Se Cate é a grande estrela da produção, não podemos ignorar os outros nomes envolvidos no enredo. Tracey Ullman, por exemplo, dá um show e faz jus aos tantos prêmios que recebeu na carreira. E o que dizer de Uzo Aduba? Mais uma vez fazendo um trabalho irretocável.

Ainda fazem parte do elenco Rose Byrne, Margo Martindale, Elizabeth Banks, Sarah Paulson, John Slattery, Jeanne Tripplehom, Ari Graynor, Melanie Lynskey e Kayli Carter. Todos são premiados tanto no universo da TV quanto do cinema, o que aumenta ainda mais o charme.

Roteiro e direção

Novo lançamento do Fox Premium, Mrs. America merece sua atenção

A direção segue um estilo tradicional da TV americana, principalmente das séries do FX. A fotografia utiliza cores pastéis, mas tenta fazer referências com o estilo de TV dos anos 70. Um acerto, porque oferece um clima bem gostoso daquele período.

O grande defeito acaba sendo o roteiro. Por tratar da luta feminista da época, o texto tenta localizar o telespectador com referências e usa de didatismo para dar prosseguimento às narrativas de cada personagem. Isso faz com que a minissérie fique arrastada e não avance em algumas ocasiões. Mas nada que atrapalhe o bom trabalho da série.

Mrs. America e sua produção

Mrs. America foi produzida pela FX Productions e teve a criação de Dahvi Waller, de Mad Men, uma das séries mais premiadas da história da TV. Ela também ocupou o cargo de produtora-executiva.

A minissérie tem nove episódios e está concorrendo em diversas categorias do Emmy, como Melhor Minissérie, Série Limitada ou Filme para TV, Melhor Roteiro, Melhor Elenco, Melhor Figurino de Época, Melhor Trilha Sonora e Melhor Edição. A premiação vai ao ar no dia 20 de setembro.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado