Visão Panorâmica

Vendida como trama inovadora, temporada de "Malhação" investe em clichê


Malhação
Divulgação/ TV Globo

A atual temporada de Malhação, intitulada “Vidas Brasileiras” foi vendida, muito antes de sua estreia, como uma trama inovadora por apresentar um formato considerado inédito no Brasil. Agora, caminhando para seus últimos meses no ar, o folhetim teen tem apostado em pontos de viradas mais clichês.

A novela escrita por Patrícia Moretzsohn foi aprovada ao apresentar uma versão brasileira da famosa e longeva trama “30 Viés”. A premiada novela que chegou a receber indicação ao Emmy Interncional está no ar há muitos anos no Canadá.

No Brasil, a proposta chamou a atenção por ser diferente do que se vê no cotidiano de uma telenovela: o folhetim contaria com vários protagonistas que teriam suas histórias desenvolvidas num arco de quinze dias. A cada duas semanas o enfoque mudaria para outro personagem e, o antigo protagonista, voltaria ao posto de coadjuvante.

Malhação: Vendida como trama inovadora, temporada investe em clichê

Com 237 capítulos exibidos, “Vidas Brasileiras” perdeu mais de 04 pontos em relação a antecessora, “Viva a Diferença”, segundo dados liberados pelo Kantar Ibope e sofreu com críticas de internautas e telespectadores.

Chamou a atenção que, nos últimos capítulos, a história se afunilou para mostrar plots mais tradicionais e folhetinescos e que não vislumbram tanta inovação assim, diferente do que havia sido ventilado no início da obra.

A entrada de Fernanda Paes Leme movimentou todos os núcleos da história. Dando vida à personagem Solange, uma supervisora de ensino que aplica regras mais rígidas à escola, a personagem vem sendo mostrada como uma típica vilã do maniqueísmo da TV brasileira.

Recentemente, a temporada investiu pesado no clichê maniqueísta ao colocar a personagem armando uma situação batida das telenovelas brasileiras. Solange se deita na cama de Rafael (Carmo Dalla Vechia) enquanto ele está dormindo. Tudo para que sua rival, Gabriela (Camila Morgado) flagre os dois na cama.

As mudanças de estratégia no formato da temporada de “Malhação” parecem ter surtido efeito na audiência. Nesta semana, “Vidas Brasileiras” marcou 17 e 16 pontos, respectivamente.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado