Opinião

Atuação da Semana: Karine Teles mostra versatilidade em Manhãs de Setembro

Atriz brilha depois de já ter ido muito bem em Pantanal


Karine Teles em Manhãs de Setembr
Karine Teles em Manhãs de Setembro - Reprodução/Prime Video

Karine Teles fez sucesso na pele de Madeleine em Pantanal. Mas o 2022 da atriz não terminou com a queda do avião que vitimou a controversa personagem da novela da Globo. Neste mês ela voltou a dar vida a Leide, uma espécie de mocinha (?) em Manhãs de Setembro, série da Prime Video. Se na primeira temporada ela já havia sido destaque, neste novo ano, mostra-se ainda mais à vontade no papel.

Na nova temporada Leide ganha importância e está ainda mais próxima de Cassandra (Liniker), a protagonista da história. E com seu jeito bonachão passa a entender cada vez mais a mulher diante de si e que, ao mesmo tempo, é pai de seu filho Gersinho (Gustavo Coelho). A composição para a personagem é muito difícil porque, embora seja oficialmente a mocinha - afinal se relacionou com o/a protagonista - ela não tem arco narrativo desenvolvido e orbita em torno de Cassandra.

Nem por isso Karine dá menos do que o máximo em cada detalhe. Enquanto Liniker entrega uma protagonista contida e cheia de nuances subjetivos em que o silêncio diz mais que as palavras, Leide é o oposto. Cassandra aposta na paz, Leide no barulho e é nesta toada que a atriz brilha intensamente. Ela não se preocupa em ir no caminho oposto da maior parte do elenco, que segue o caminho da contemplação e aposta quase no histrionismo para entregar uma atuação forte, como aliás o que é marca em sua carreira.

Leide poderia ser só mais uma personagem satélite para Cassandra brilhar porque é disso que Manhãs de Setembro se tratar: uma série feita sob medida para Liniker. Mas Karine Teles foge dessas armadilhas e mostra maturidade para brilhar a cada cena sem ofuscar a dona da história. Ela não aceita ser escada, ao mesmo tempo em que engradece cada cena porque obriga a colega de elenco a estar o tempo todo no nível máximo de interpretação para a peteca não cair.

Karine é uma das grandes revelações entre os artistas brasileiros dos últimos anos. Embora já tenha quase duas décadas de serviços prestados, demorou para se tornar um rosto realmente conhecido. Ainda que tenha participado de produções de prestígio, seu nome virou hit em Benzinho (2018) e depois em Bacuaru (2019), ambos no cinema. Na TV, seu maior papel antes de Pantanal havia sido em Malhação: Toda Forma de Amar (2019).

Ela é uma artista que merece atenção e papeis cada vez maiores. Principalmente porque foge do estereótipo que a televisão obriga o público a se acostumar, com um único tipo de interpretação. Em Manhãs de Setembro ela prova que merece voos maiores com papeis que lhe ofereçam oportunidade de desafio artístico. 

NaTelinha no LinkedIn

Siga nossa página no LinkedIn e fique por dentro dos bastidores e do mercado da TV.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado