Sucesso de 2002

Cidade de Deus pode virar série na HBO Max

Filme que foi fenômeno de bilheteria e de indicações ao Oscar pode se transformar em série


Zé Pequeno no filme Cidade de Deus
Obra teve grande sucesso nos cinemas há 20 anos; agora pode virar série - Foto: Divulgação
Por Thiago Forato

Publicado em 19/09/2022 às 08:33,
atualizado em 19/09/2022 às 09:37

A HBO Max planeja fazer de Cidade de Deus uma série com novo elenco e roteiristas. A informação é do jornal O Globo desta segunda-feira (19), e traz que a história seria inspirada no romance de Paulo Lins lançado em 1997 e que se transformou em um sucesso avassalador no filme de 2002.

Filme este que aliás foi eleito pelo jornal britânico The Times, em 2009, como um dos 100 melhores da década, figurando na 66ª posição. Cidade de Deus também foi indicado para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Cidade de Deus começa na década de 1960 e tem como protagonistas Zé Pequeno (Douglas Silva) e Bené (Phellipe Haagensen) são pequenos deliquentes na comunidade "Cidade de Deus", construída pelo Estado da Guanabara, como parte da política de remoção das favelas.

Eles assumem o comando do tráfico de drogas na comunidade e estabelecem prioridades bastantes diferentes em suas vidas. O conflito entre o bando de Zé Pequeno contra o único foco de resistência ao seu controle total da Cidade de Deus, a área controlada pelo bando de Sandro "Cenoura", acirra-se quando morre Bené, que protegia "Cenoura" devido à antiga amizade entre os dois, e deixa o caminho livre para que Zé Pequeno desencadeie uma verdadeira guerra pela hegemonia do comando do crime no local.

Cidade de Deus protagonizou indicações ao Oscar

Cidade de Deus pode virar série na HBO Max

No Oscar 2004, o longa-metragem ainda concorreu nas categorias Melhor Diretor (Fernando Meirelles), Melhor Roteiro Adaptado (Bráulio Montovani), Melhor Edição (Daniel Rezende) e Melhor Fotografia (César Charlone).

O elenco do filme é composto por nomes como Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino, Jonathan Haagensen, Matheus Nachtergaele, Douglas Silva e Seu Jorge.

Fernando Meirelles dirigiu a obra e entrou em contato com o autor do livro homônimo para demonstrar interesse. "Eu acabava de ganhar um projeto que iria transformar minha vida e me fazer descobrir o Rio de Janeiro e parte do Brasil. De quebra, ganhei um novo amigo", disse na ocasião.

Logo Superviral
Se for SURPREENDENTE, é SUPER VIRAL.

Aqui você encontrará os assuntos mais interessantes do momento e conteúdos incríveis. Bichos, fatos históricos, lendas urbanas, viral e muito mais. No Super Viral, o inusitado acontece!

Confira
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado