Opinião

Fim consolida Globoplay como celeiro das melhores séries nacionais

Plataforma herda know-how da Globo e, hoje, tem poucas concorrentes à altura


Marjorie Estiano e Fábio Assunção em Fim
Marjorie Estiano e Fábio Assunção são alguns dos destaques no elenco estelar de Fim - Foto: Divulgação/Globoplay
Por Walter Felix

Publicado em 09/11/2023 às 04:45,
atualizado em 09/11/2023 às 10:46

Fim, série do Globoplay que estreou em 25 de outubro e teve dois novos episódios divulgados nessa quarta-feira (8), confirma o que já se pôde perceber há algum tempo. A plataforma de streaming do Grupo Globo virou o celeiro das melhores séries nacionais, com poucos concorrentes à altura.

O avanço do streaming nos últimos anos, capitaneado pela Netflix, deu um novo gás ao mercado audiovisual brasileiro. Antes, as séries estavam restritas às emissoras de TV, em especial à Globo, que detinha certo monopólio tanto em qualidade quanto em quantidade de produções.

Fernanda Torres detalha adaptação de Fim e diz que série do Globoplay é "um milagre"

A cena desse mercado em 2023 mostra que as coisas não mudaram tanto assim. No Brasil, a Globo ainda detém o know-how da teledramaturgia, e poucos veículos conseguem resultados próximos ao que a emissora produz e disponibiliza on demand.

A emissora carioca tem a seu favor o poder de alcance na divulgação dos conteúdos – na TV aberta, nenhum outro canal tem tanta audiência. Também dispõe de grande facilidade em reunir talentos, ainda que já não mantenha contratos longos com a maioria deles.

Fim consolida Globoplay como celeiro das melhores séries nacionais

Receba as notícias mais quentes do momento direto no seu WhatsApp!

Acesse

Fim confirma tudo isso. A tragicomédia tem o texto mordaz de Fernanda Torres, que adaptou seu livro homônimo; a direção sensível e assertiva de Andrucha Waddington; e um elenco de ótimas performances, com Fábio Assunção, Marjorie Estiano, Débora Falabella, Bruno Mazzeo e outros destaques.

Foram seis episódios divulgados até agora – serão 10, ao todo –, mas o que se viu até aqui está acima da média inclusive do que o próprio Globoplay costuma apresentar. Sinal de que a plataforma se supera a cada lançamento e há muito deixou de ser apenas o acervo on-line do que já passou na TV.

Neste ano, a excelente Os Outros elevou o nível do catálogo. Outras atrações originais mantém o patamar, como As Aventuras de José & Durval, A Vida pela Frente, Onde Está Meu Coração, Rensga Hits e as últimas temporadas de Segunda Chamada e Sob Pressão.

 

Prime Video tem sido a única plataforma a fazer frente ao Globoplay no Brasil

Fim consolida Globoplay como celeiro das melhores séries nacionais

Justiça seja feita, há acertos pontuais em outras plataformas. A que mais desponta é o Prime Video, com atrações elogiadas, como a recente Cangaço Novo (foto acima) e a premiada Manhãs de Setembro. Para o ano que vem, a HBO Max promete ingressar com tudo no mercado de novelas.

Outras, como a gigante Netflix, ainda estão devendo um produto brasileiro tão bem acabado quanto esses citados. Já entregou bons títulos, como Bom Dia, Verônica, Coisa Mais Linda e Sintonia, mas também coleciona séries de baixíssima repercussão – a exemplo da infame Maldivas.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado