Sem faixa fixa

Globo faz pingue-pongue com Todas as Flores e descumpre regra da TV aberta

Novela chega a ser exibida com quase duas horas de diferença de um dia para o outro; duração dos capítulos também varia


Letícia Colin como Vanessa em cena da novela Todas as Flores
Em cena de Todas as Flores que foi ao ar nesta semana, a vilã Vanessa (Letícia Colin) finge ser a irmã Maíra (Sophie Charlotte) - Foto: Reprodução/Globo
Por Walter Felix

Publicado em 28/09/2023 às 05:00,
atualizado em 28/09/2023 às 10:46

Lançada exclusivamente para o streaming, Todas as Flores ganhou espaço na TV aberta no início do mês. Desde 4 de setembro, a novela de João Emanuel Carneiro, com direção artística de Carlos Araujo, zanza pela programação noturna da Globo: a história de Maíra (Sophie Charlotte), Vanessa (Letícia Colin) e Zoé (Regina Casé) é exibida cada dia em um horário.

O horário fixo da trama é o das 22h25, programado para depois de Terra e Paixão às segundas, terças, quintas e sextas-feiras. Às quartas, os capítulos são exibidos quase duas horas depois, às 23h45, podendo entrar no ar ainda mais tarde por causa do futebol.

O que acontece com Maíra, Vanessa e Zoé? Saiba o final de Todas as Flores

A duração dos capítulos também não é a mesma todo dia. Na segunda e na sexta, a novela fica no ar até 23h20, seguida da Tela Quente e do Globo Repórter, respectivamente. Às terças e quintas, faz as vezes de um longa-metragem e segue até meia-noite, quando entrega para o Profissão Repórter e a série The Good Doctor.

Letícia Colin revela bastidores de cena viral em Todas as Flores: "Pedi desculpas"

O vai-e-vem se reflete na audiência. Na segunda semana de exibição, a trama teve seu recorde, com 22 pontos na Grande São Paulo, segundo dados do Kantar Ibope, em uma terça-feira (12). No dia seguinte, quarta-feira (13), foi ao ar bem mais tarde e despencou para 9 pontos, perdendo cerca de 60% do público.

Todas as Flores virou arma da Globo para barrar A Fazenda 15

imagem-texto

Estrear a novela em setembro, após a boa repercussão no Globoplay entre outubro de 2022 e junho de 2023, foi a estratégia da Globo para barrar A Fazenda 15, lançamento da Record no mesmo mês. Até o momento, o reality show não passou dos 6 pontos, sem oferecer risco à concorrente carioca.

+ "Breu" em Elas por Elas incomoda público: "Não pagaram a conta de luz"

Sandra Annenberg em Elas por Elas? Semelhança surpreende internautas

Com o pingue-pongue de Todas as Flores, contudo, a Globo parece ter esquecido que, na TV aberta, novela é hábito, faz parte do cotidiano. Sempre foi assim. Sem obedecer a uma rotina, o canal não conseguiria fidelizar os telespectadores com as tramas.

Agora, o consumo de novelas passa por uma transformação com o avanço das plataformas de streaming. A própria Todas as Flores é resultado desse fenômeno. Contudo, se migra para a grade da TV, a atração deveria se adequar aos costumes do veículo, sob pena de frustrar os espectadores da TV aberta.

A exibição da história na Globo, por ora, tem servido apenas como um convite para que mais gente assista à trama no Globoplay – onde está disponível apenas para assinantes. Afinal, acompanhar com fidelidade o produto na grade da emissora é praticamente impossível.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado