Opinião

Terra e Paixão expõe o absurdo que é produzir novela com mais de 200 capítulos

Quantidade enorme de episódios já funcionou em outras épocas, mas não atende mais à Globo nem ao público


Barbara Reis como Aline em Terra e Paixão
De novo? Aline (Barbara Reis) diz mais uma vez que vai vencer em Terra e Paixão, mas virada da protagonista ainda está longe de acontecer - Foto: Reprodução/Globo
Por Walter Felix

Publicado em 10/10/2023 às 04:44,
atualizado em 10/10/2023 às 10:46

Em cena de Terra e Paixão que foi ao ar no último sábado (7), Aline (Barbara Reis) jurou para si mesma, mais uma vez, que vai vencer. A profecia já se repetiu algumas vezes: depois de ser vítima de uma armação de Irene (Gloria Pires) ou Antônio La Selva (Tony Ramos), a mocinha chora, olha para o nada e promete dar a volta por cima, à la Scarlett O'hara em ...E o Vento Levou. Mas quando isso vai acontecer?

A tal virada da personagem é prometida desde o primeiro capítulo e ainda não rolou, mesmo a novela da Globo já tendo passado dos 130 episódios. Com algumas reviravoltas pontuais, mas que pouco interferem na jornada da heroína, a trama tem andado em círculos, sem sair do lugar.

5 novelas da Globo estarão de volta em breve; veja a lista

Esse é um dos fatores que evidenciam como é absurda a ideia de se produzir uma novela com mais de 200 capítulos nos tempos atuais. Esse modus operandi, com uma quantidade enorme de episódios, já funcionou em outras épocas, mas não atende à emissora, aos artistas envolvidos nem ao público de hoje.

Habituada ao imediatismo, a audiência de 2023 não parece mais disposta a aturar “barrigas” – período das histórias em que nada acontece – e também não fica alheia a plots que se arrastam por capítulos a fio. Aline ainda está longe de ir à forra contra os vilões, e outras tramas também caminham sem rumo certo. A novela fica no ar até janeiro, ou seja, a ação ainda precisa ser esticada por cerca de 90 noites.

Para ficar nove meses no ar, seria preciso um enredo consistente e mais interessante do que Terra e Paixão parece ser capaz de oferecer. Os problemas de bastidores da novela também evidenciam que a opção de mantê-la no ar até janeiro de 2024 não foi acertada.

Walcyr Carrasco explicou recentemente que a escalação de Thelma Guedes como co-autora foi anterior aos problemas de saúde do veterano. Uma cirurgia de emergência e um acidente doméstico acentuaram os problemas internos, que não seriam tão graves se a trama já estivesse na reta final.

Terra e Paixão só termina ano que vem para livrar Renascer do fim de ano

Terra e Paixão expõe o absurdo que é produzir novela com mais de 200 capítulos

A longa duração sempre foi a tática do canal para aproveitar o investimento já feito e reduzir os custos com uma nova produção. Só que, a longo prazo, não parece ser a estratégia mais inteligente, já que afasta um público exausto com o reme-reme que envolve sagas tão arrastadas.

Há ainda um planejamento equivocado na fila de novelas das 21h. A antecessora, Travessia (2022), teve bem menos capítulos, 179, e ainda assim parecia interminável, dada a inconsistência da história. Na trama de Gloria Perez, afinal, a falta de rumo e de atrativos era ainda pior.

Se a duração de Travessia tivesse sido reduzida – a baixa audiência foi um convite a isso, mas a Globo ignorou –, a essa altura Terra e Paixão, também encurtada, já poderia ter saído do ar. Assim, Renascer entraria às 21h antes do fim do ano, época em que a emissora sofre queda nos números.

A opção da Globo parece ter sido prejudicar Terra e Paixão, esticando-a ao máximo e mandando a qualidade às favas, para lançar Renascer em janeiro, com estardalhaço e em um cenário mais favorável de audiência. Só que o canal tende a sofrer um grande revés caso a atual trama “entregue” a faixa das 21h em baixa para a sucessora, acentuando a crise no ano que vem.

Confira os resumos desta semana das novelas da Globo:

Resumo semanal de Terra e Paixão, de 09/10/2023 a 14/10/2023

Resumo semanal da novela Fuzuê, de 09/10/2023 a 14/10/2023

Resumo semanal da novela Elas por Elas, de 09/10/2023 a 14/10/2023

Resumo da novela Mulheres Apaixonadas, de 09/10/2023 a 13/10/2023

Resumo da novela Mulheres de Areia, de 09/10/2023 a 13/10/2023

Assista à abertura de Terra e Paixão:

Imagem da thumbnail do vídeo

NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoilers da novela Terra e Paixão. Confira!

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado