Análise

Por que o autor de Mar do Sertão virou curinga da Globo às 18h?

Com novela de Lícia Manzo cancelada, Mário Teixeira foi acionado 5 meses após sair do ar


Renato Góes, Isadora Cruz e Sérgio Guizé em Mar do Sertão
Mar do Sertão: Novela protagonizada por Renato Góes, Isadora Cruz e Sérgio Guizé foi bem avaliada - Foto: Auri Mota/Globo
Por Walter Felix

Publicado em 01/09/2023 às 13:30,
atualizado em 01/09/2023 às 18:09

No baralho, o “curinga” é aquela carta usada em certos jogos para substituir as outras. Na faixa das 18h da Globo, esse posto parece ter sido ocupado pelo autor Mário Teixeira. Com o cancelamento da novela de Lícia Manzo, que já estava em fase de pré-produção, o novelista, que saiu do ar em março, foi acionado às pressas para uma nova empreitada às seis da tarde.

Cancelada, O País de Alice marcaria o retorno de Lícia Manzo às 18h após Um Lugar ao Sol (2021) no horário nobre. Segundo informações divulgadas nesta semana pela Folha de S.Paulo, a trama, que tinha orquestra e música clássica como pano de fundo, foi considerada “elitista” nos bastidores. O fim dos trabalhos foram confirmados nesta sexta-feira (1º) pelo jornal O Globo.

Calcinha perdida é o grande acontecimento do capítulo 100 de Terra e Paixão

Também já é certo que Mário Teixeira e o diretor Allan Fiterman, a mesma dupla responsável por Mar do Sertão (2022), ocupará de novo a faixa das 18h ainda no primeiro semestre de 2024. Foi encomendada ao autor uma sinopse aos moldes de seu último trabalho. A trama irá ao ar após Elas por Elas, que estreia em 25 de setembro, substituindo Amor Perfeito.

Mar do Sertão foi novela que melhor se adequou a “modelo” para as 18h

Mar do Sertão
O autor Mário Teixeira e o diretor Allan Fiterman: responsáveis por Mar do Sertão - Foto: Divulgação/Globo

Recentemente, o canal colheu bons frutos às 19h, com Vai na Fé (2023), e às 21h, com Pantanal (2022). Desde a retomada das tramas inéditas pós-pandemia, contudo, a faixa das 18h ainda não apresentou nenhum fenômeno de audiência. Ainda que bem avaliadas, Amor Perfeito, Mar do Sertão e Além da Ilusão (2021) têm médias abaixo dos 20 pontos, segundo o Kantar Ibope.

+ Elas por Elas: Apenas 11 atores da versão original estão vivos; veja lista

A emissora está focada em histórias com forte apelo popular, sem qualquer sofisticação que afaste o grande público, e mantenha a faixa com audiência ascendente. A encomenda é de uma trama unindo romance e comédia a um ritmo ágil, receita de vários sucessos no horário. Dos últimos títulos, Mar do Sertão é a que mais se adequa a esse “modelo”.

A trama não ficou imune às críticas, mas teve boa aceitação do público, com grande repercussão. Foi uma produção que deu certo em várias frentes, inclusive nos bastidores. Houve ainda o fator representatividade, com a maior parte do elenco formada por atores nordestinos. Por ora, a opção é apostar em repetição de fórmulas e não investir no que pode dar errado.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado