Análise

Terra e Paixão apela a velha tática para sair do limbo da audiência

Cenas da próxima segunda-feira (6) serão exibidas com promessa de recorde no Ibope


Cenas de Verdades Secretas, Terra e Paixão e A Dona do Pedaço, três novelas assinadas por Walcyr Carrasco
Verdades Secretas, Terra e Paixão e A Dona do Pedaço: flagrantes de traição é antiga tática do autor Walcyr Carrasco para atrair público - Foto: Reprodução/Globo

Com o Ibope estagnado abaixo dos 30 pontos na Grande São Paulo, Terra e Paixão tentará, mais uma vez, sair do limbo da audiência. Para isso, os autores Walcyr Carrasco e Thelma Guedes vão apelar a uma velha tática, que costuma ser infalível quando se fala em impulsionar o público das novelas.

Em cenas que vão ao ar na próxima segunda-feira (6), Antônio (Tony Ramos) vai flagrar Irene (Gloria Pires) em uma cama de motel com Vinícius (Paulo Rocha). A sequência na terça (7) promete ser catártica, com a vilã sendo humilhada e o comparsa na mira de uma tentativa de assassinato.

+ Flagrante de traição, falsa morte e novos rivais: A reviravolta em Terra e Paixão

Experiente, Walcyr Carrasco sabe que flagrantes de traição costumam atrair todas as atenções. Por isso, é um ingrediente que não costuma faltar nas tramas do autor, assim como casamentos desfeitos no altar, entre outras reviravoltas mirabolantes e chavões já usados em Terra e Paixão.

+ Personagem dado como morto volta à cena em Terra e Paixão; saiba quem

Em A Dona do Pedaço (2019), o capítulo em que Maria da Paz (Juliana Paes) flagra a filha Josiane (Agatha Moreira) transando com Régis (Reynaldo Gianecchini), padrasto da jovem, deu o recorde absoluto de audiência à novela. Foram 44 pontos, índice só superado na última semana, meses depois.

Também foi esse o grande gancho para o desfecho de Verdades Secretas (2015). No último capítulo, todos queriam ver Carolina (Drica Moraes) descobrindo que o marido Alex (Rodrigo Lombardi) tinha um caso com a filha dela, Angel (Camila Queiroz). Resultado: 27 pontos no desfecho que quase varou a madrugada.

imagem-texto

Desde que estreou com números tímidos para o horário nobre, Terra e Paixão tem lançado mão de todo tipo de artifício para elevar seu público. O elenco já teve um desfalque com a morte de Daniel (Johnny Massaro) e  vários reforços – o último foi Claudia Raia, como Emengarda. Frequentemente, a Globo também intensifica as chamadas do folhetim ao longo da programação.

É bem possível que, com o flagrante da próxima segunda-feira, a trama consiga seu recorde de audiência e ultrapasse a barreira dos 30 pontos. A média até o momento, segundo dados do Kantar Ibope, é de 26, mais que Um Lugar ao Sol (2021) e Travessia (2022), mas abaixo de Pantanal (2022).

Veja o ranking de audiência das últimas novelas das 21h na Grande São Paulo:

Pantanal - 29,6
Um Lugar ao Sol - 26,0 (até o momento)
Travessia - 24,2
Um Lugar ao Sol - 22,3

Confira o resumo desta semana das novelas da Globo:

Resumo semanal de Terra e Paixão, de 30/10/2023 a 04/11/2023

Resumo semanal da novela Fuzuê, de 30/10/2023 a 04/11/2023

Resumo semanal da novela Elas por Elas, de 30/10/2023 a 04/11/2023

Resumo da novela Mulheres Apaixonadas, de 30/10/2023 a 03/11/2023

Resumo da novela Mulheres de Areia, de 30/10/2023 a 03/11/2023

Assista à abertura de Terra e Paixão:

Imagem da thumbnail do vídeo

NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoilers da novela Terra e Paixão. Confira!

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado