Quarta Parede

Com morte de Madeleine, Pantanal perde chance de promover "virada" da personagem

Na primeira versão da novela, a ideia do autor Benedito Ruy Barbosa era manter a ricaça viva e "transformada" após acidente de avião


Karine Teles como Madeleine em cena da novela Pantanal, em exibição na Globo
Protagonista na primeira fase de Pantanal, Madeleine perde força no decorrer da novela - Foto: Reprodução/Globo

Protagonista da primeira fase de Pantanal, Madeleine (Bruna Linzmeyer/Karine Teles) é uma personagem que perde força no decorrer da história. Foi assim em 1990, quando a trama foi ao ar na Manchete, e tem sido assim no remake da Globo. Mesmo coadjuvante, a intempestiva ricaça segue como uma das figuras mais interessantes do folhetim, servindo de bom contraponto ao núcleo rural. Infelizmente, ao que tudo indica, a dondoca não chega viva até o fim da novela.

O autor Bruno Luperi, que faz a adaptação do texto original escrito por seu avô, Benedito Ruy Barbosa, deve manter a trajetória de Madeleine como foi ao ar em 1990: a carioca parte para o Pantanal em busca do filho e morre em um acidente de avião. Só que essa não era a intenção do novelista para a personagem na sinopse da trama; foi, na verdade, a saída para um impasse com a atriz Ítala Nandi, que deu vida ao papel na primeira versão.

De acordo com o site Teledramaturgia e com o livro Novela, a Obra Aberta e Seus Problemas, do jornalista Fábio Costa, Benedito havia reservado uma transformação no perfil de Madeleine: ela sobreviveria à queda do avião no Pantanal e viveria um bom tempo perdida na região após ser salva pelo Velho do Rio (Cláudio Marzo na primeira novela; Osmar Prado agora), o que faria com que ela revisse as prioridades em sua vida.

Contudo, Madeleine acabou morrendo no acidente porque a intérprete, Ítala Nandi, pediu para sair da novela. Ela tinha intenção de se dedicar a um trabalho no cinema, e a morte da personagem foi a saída encontrada pelo autor para solucionar o impasse. O filme em que a atriz estava envolvida era Índia: O Caminho dos Deuses (1991), sobre lendas e tradições do país asiático. Em abril, Ítala relembrou o episódio em entrevista ao jornal Extra:

“Já fazia dois anos que eu havia mandado um roteiro para a embaixada da Índia no Brasil e aguardava a resposta. Acabou que meu pedido foi aceito e eu tinha que fazer meu documentário naquele ano. Deixei Pantanal para viajar e viver essa experiência que me modificou bastante. Foi a decisão mais difícil da minha vida. Foi duro demais. Estava amando fazer a novela. o Jayme Monjardim foi super compreensivo. Quem não compreendeu foi o autor, mas eu entendo ele também.”

Remake de Pantanal deveria ser a chance de reparar entrechos que não deram certo na primeira versão da novela

Com morte de Madeleine, Pantanal perde chance de promover \"virada\" da personagem

Uma das grandes vantagens de um remake é refazer entrechos das produções originais que não deram certo. Mesmo uma novela tão bem-sucedida como foi Pantanal teve seus tropeços, que podem ser “consertados” na adaptação. Ao ignorar a ideia inicial de Benedito para o destino da personagem podendo fazê-lo, Bruno Luperi e equipe parecem optar pelo caminho mais fácil, mas não o mais interessante.

Muito haveria de ser alterado no texto original se Madeleine, que deixa a história na metade, seguisse nela até o fim. Muito também seria o ganho para a trama, já que o arco da personagem, tensionada ao máximo ao ficar perdida no Pantanal, daria bons momentos à novela. Como uma influenciadora digital reagiria após uma situação como essa, de vida ou morte?

Na certa, o plot também faria brilhar intensamente a talentosa Karine Teles, que tem tido pouca sorte para exibir na TV como é boa de serviço. Saindo de cena cedo e sem alcançar nenhum momento de grande destaque na narrativa, não será desta vez que uma novela garantirá à atriz a chance de mostrar, por completo, toda a sua versatilidade, já tantas vezes comprovada no cinema.

Siga a gente no Instagram

Acompanhe nosso perfil e fique por dentro das quentinhas da TV e famosos

ACESSE!
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado