Vai mudar?

Morte, reencontro e saudade: Saiba como foi o final da primeira versão de Pantanal

Novela original, hoje adaptada pela Globo, teve desfecho melancólico em 1990


Cláudio Marzo como o Velho do Rio na primeira versão de Pantanal, clássico da Manchete exibido em 1990
O Velho do Rio finalmente aparece para o seu filho, José Leôncio, no último capítulo de Pantanal; remake da Globo pode dar novo desfecho à história - Foto: Reprodução
Por Walter Felix

Publicado em 03/04/2022 às 09:29,
atualizado em 03/04/2022 às 11:55

A saga de José Leôncio começou a ser contada pela segunda vez com a estreia do remake de Pantanal, no ar desde a última segunda-feira (28), na Globo. Há 32 anos, a versão original da história foi exibida com grande sucesso pela extinta Manchete e mobilizou o público em seu último capítulo, quando foi revelado o destino do personagem principal.

Sabe-se que o remake da Globo é uma adaptação de Bruno Luperi da novela escrita por seu avô, o veterano Benedito Ruy Barbosa. A nova versão pode, então, seguir à risca o destino traçado para os personagens no texto original ou dar novos finais para José Leôncio (Marcos Palmeira), Juma Marruá (Alanis Guillen) e Jove (Jesuíta Barbosa).

Confira, a seguir, o que acontece com os personagens principais no fim da primeira Pantanal:

José Leôncio e Filó se casam, mas tragédia acontece no dia seguinte

Morte, reencontro e saudade: Saiba como foi o final da primeira versão de Pantanal

No último capítulo da primeira versão de Pantanal, José Leôncio (Cláudio Marzo) finalmente se rende aos encantos de Filó (Jussara Freire). Ao longo da história, é revelado que o filho da cozinheira, Tadeu (Marcos Palmeira), é fruto de um envolvimento entre patrão e empregada, romance que é retomado no desfecho da história.

José Leôncio e Filó se casam, mas não têm muito tempo para viver o matrimônio. No dia seguinte ao casório, o fazendeiro acorda se sentindo mal, com uma forte dor no peito. Antes de morrer, ele tem uma visão com o pai, Joventino Leôncio, que assumiu a imagem do encantado Velho do Rio (também vivido por Cláudio Marzo).

Ao morrer, José Leôncio tem reencontro emocionante com o pai

Morte, reencontro e saudade: Saiba como foi o final da primeira versão de Pantanal

À beira de um rio, os dois têm um reencontro emocionante. José Leôncio finalmente descobre o fim de seu finado pai, dúvida que o atormentou por toda a vida. “Eu caí do cavalo naquela luta com o marruá, e a boca de sapo me pegou no pescoço. Ali eu tava morto”, revela o Velho do Rio.

“Eu disse para o senhor não ir caçar o Marruá sozinho. A gente tinha combinado”, reage José Leôncio. O encantado então justifica e anuncia que o filho é o novo Velho do Rio:

"Estava escrito, filho. Nossas histórias também não terminam aqui. Tem seus filhos, seus netos… Tem que cuidar deles, que nem eu cuidei de ocê. Agora tô cansado dessa vida. Chegou minha hora de descansar. Até um dia, filho! Cuida bem da tua comitiva!"

Filó chora a morte do marido e, anos depois, lamenta: “Por que não aparece para mim?”

Morte, reencontro e saudade: Saiba como foi o final da primeira versão de Pantanal

No mundo dos vivos, Filó fica inconsolável ao dar de cara com José Leôncio morto na sala de casa. Os gritos de desespero da viúva são ouvidos por todos na casa, que vão correndo ver o que está havendo. Entre eles, estão Juma (Cristiana Oliveira) e Jove (Marcos Winter), casados e vivendo juntos da família Pantanal.

"O pai de ocês foi embora", anuncia Filó a Jove, Tadeu e José Lucas (Paulo Gorgulho), fruto da relação de José Leôncio com uma prostituta na adolescência. O corpo do patriarca é velado na cena seguinte, em alto-mar, com todos os familiares reunidos em barcos.

O tempo passa e Filó aparece cuidando de toda a família anos depois. Ela estranha o comportamento dos filhos de Jove e Juma, que parecem interagir com alguma entidade invisível. A antiga cozinheira da fazenda logo presume que os meninos estão conversando com José Leôncio, que segue abençoando a família em outro plano.

“Por que só essas crianças veem esse Velho do Rio? Se ele é mesmo o meu Zé Leôncio, por que não aparece para mim?”

Pantanal termina com espírito de José Leôncio zelando pelos netos

Morte, reencontro e saudade: Saiba como foi o final da primeira versão de Pantanal

A última cena da novela reúne José Leôncio e os netos, que caminham pelo avô pela fazenda no Pantanal. O poderoso fazendeiro assume o lugar de seu pai como o misterioso Velho do Rio. A história chega ao fim com a seguinte mensagem, assinada pelo próprio autor, Benedito Ruy Barbosa:

“O homem é o único animal que cospe na água em que bebe. O homem é o único animal que mata para não comer. O homem é o único animal que corta a árvore que lhe dá sombra e frutos. Por isso, está se condenando à morte. Palavras do Velho do Rio, meu pai.”


O NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoiler da novela Pantanal. Confira!

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado