Canal Like

Três filmes sobre invasores do espaço para agradar todos os públicos


Discos voadores
Canal Like dá dicas de filmes sobre invasores do espaço - Reprodução

Pânico! Destruição! Catástrofe! Eles estão entre nós.

Sim, não estamos sós. Os alienígenas vêm com disposição pra invadir a Terra e destruir o mundo como nós o conhecemos. Pelo menos, de acordo com a literatura e o cinema de ficção científica.

O clássico A Guerra dos Mundos, de H.G.Wells, lançado em 1898, foi o primeiro livro a abordar a possibilidade de ataque ao nosso planeta por parte de extraterrestres com tecnologia superior.

Os intelectuais interpretaram o romance como uma metáfora sobre a crueldade do colonialismo. Mas os fãs de um bom entretenimento se empolgaram mesmo foi com esses violentos contatos imediatos com seres de outro mundo.

Então, pra agradar aos que gostam de uma ficção científica sobre invasores do espaço, esse é um lista com três ótimas produções do gênero. A primeira delas é Independence Day, do alemão Roland Emmerich, diretor que praticamente reinventou o cinema catástrofe em meados da década de 90.

Três filmes sobre invasores do espaço para agradar todos os públicos

Naves espaciais gigantescas invadem a Terra e ameaçam explodir três grandes cidades americanas na mesma data em que o país comemora o Dia da Independência. Só que os alienígenas não contavam com a capacidade de resistência dos terráqueos.

Bill Pullman faz o presidente dos Estados Unidos, que decide declarar a independência da raça humana frente a forças malignas do universo. Will Smith, que se consagrou como astro com esse filme, vive um arrojado piloto militar. E Jeff Goldblum é o cientista que vai propor uma solução inteligente pra sabotar o ataque inimigo. Independence Day ganhou o Oscar de Efeitos Visuais. 

Já a segunda dica desse Listas parece uma versão cômica de Independence Day: Marte Ataca!. Os marcianos chegaram. Mas os habitantes da Terra ainda não têm muita certeza sobre as intenções desses visitantes interplanetários. Por indiferença ou ignorância, os seres humanos viram presa fácil dos homenzinhos verdes de cérebro avantajado. O pior é que o chefe da nação americana, interpretado por Jack Nicholson insiste, até o último minuto, em pregar a política da boa vizinhança.

Baseado numa série de figurinhas lançadas em 1962, no auge da Guerra Fria, Tim Burton criou uma sátira às ficções científicas alarmistas que fizeram a glória das matinês dos anos cinquenta.

Com seu charme retrô e violência de cartoon, Marte Ataca! ainda conta com um elenco absurdo. Além de Nicholson, temos Glenn Close como a primeira-dama e Natalie Portman como a primeira-filha. Annette Bening faz uma maluca new age, Danny Devito é um jogador, Pierce Brosnan, um cientista. Sarah Jessica Parker e Michael J.Fox são repórteres. E a lista não acaba.

Três filmes sobre invasores do espaço para agradar todos os públicos

Falando em Listas, a nossa seleção de filmes sobre invasores do espaço termina justamente com A Guerra dos Mundos.

Mas não a versão de 1953 produzida por George Pal e dirigida por Byron Haskin. Eu estou falando da parceria entre o diretor Steven Spielberg e o astro Tom Cruise lançada em 2005. Steven Spielberg adora essa obra do H.G.Wells.

O Orson Welles, de Cidadão Kane, também gostava muito. Tanto é que ele fez uma transmissão radiofônica da história, sem dizer que se tratava de uma adaptação de A Guerra dos Mundos. Conclusão, muitos ouvintes entraram em pânico, achando que o planeta estava mesmo sendo invadido. Pessoas se mataram, a Cruz Vermelha foi acionada, enfim, caos total.

E o Steven Spielberg comprou em um leilão a última cópia do roteiro dessa adaptação radiofônica. É, porque todas as outras foram confiscadas ou destruídas pela polícia, que invadiu o teatro do Orson Welles, o Mercury Theater, e acabou com a festa. Há muito tempo, Spielberg queria fazer a sua versão do clássico.

Mas aí, Independence Day entrou em cartaz e ele achou melhor deixar o projeto na gaveta. Até se reunir com o Tom Cruise pra colocar em cena os primeiros ETs malvados de sua carreira.

Três filmes sobre invasores do espaço para agradar todos os públicos

Cruise faz um pai relapso que fica um fim de semana com os filhos vividos por Dakota Fanning e Justin Chatwin. Justamente o fim de semana em que alienígenas resolvem destruir a nossa civilização pra começar uma própria. E acompanhamos a odisseia dessa família em fuga pra sobreviver à caçada de máquinas de matar que aniquilam tudo por onde passam.

Sem o senso de aventura de Independence Day ou o humor de Marte Ataca!, A Guerra dos Mundos orquestrada por Spielberg é um espetáculo sombrio, ultrarrealista e tem um estilo mais próximo do documentário. O filme alterna momentos grandiosos com cenas de suspense e terror bem intimistas.

Miranda Otto faz a mãe dos filhos do personagem de Cruise e Tim Robbins interpreta um surtado que já vinha esperando a invasão há tempos.

Então, estão avisados. Preparem-se pras invasões. E divirtam-se com três ficções científicas em que o destino da vida na Terra é colocado em cheque por alienígenas com sede de conquista.

A gente dá a dica e você deixa o Like.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado