Canal Like

Elite é um thriller teen com tudo o que se tem direito

Elite já teve sua quinta temporada confirmada pela Netflix - Divulgação

Publicado em 20/08/2020 às 22:07:58

O cinema parece nos dizer, constantemente, que gente rica tem os segredos mais podres do mundo. E apesar desse assunto sempre ser explorado no cinema e na televisão, ele nunca deixa de ser interessante. Talvez seja por isso que Elite, a série espanhola da Netflix, tem feito tanto sucesso nos últimos anos.

Elite começa quando três amigos, Samuel, Nadia e Christian, recebem bolsas de estudo de uma construtora para uma prestigiada escola privada, resultado de um acidente bizarro na escola anterior dos alunos - quando o prédio colapsou devido a obras mal feitas por essa mesma construtora beneficente. E assim começa a vida dos três amigos em Las Encinitas, um colégio que tradicionalmente forma as elites da Espanha.

Deitando e rolando em deliciosos clichês, Elite é um thriller teen bem millenial, com tudo que se tem direito. Conflitos de classe, identidade e gênero. Tudo regado a muita droga, sexo e todos os triângulos amorosos rocambolescos que sem direito.

O legal de Elite é que a série sempre tenta dar multiplicidade aos seus personagens. Ao decorrer da temporada, até o playboy mais desprezível tem seu momento para se redimir, ou no mínimo, se humanizar. Como o motor principal das interações da primeira temporada de Elite nós temos a personagem Marina. Logo no primeiro episódio da série, através de um recurso de flash-foward, que nós dá uma antevisão do futuro, a gente aprende que a jovem será cruelmente assassinada em algum momento da temporada. Os criadores de Elite não são bobos e uma das razões pra gente ficar vendo os episódios é saber exatamente como esse assassinato vai acontecer.

VEJA TAMBÉM

Elite existe em algum lugar entre a ingenuidade de The OC, lá da virada do século, e as doideiras alucinadas da atual Riverdale. Mas o grande responsável pelo sucesso da série é o seu conterrâneo La Casa de Papel que empresta vários de seus atores para o elenco de Elite. Ou seja, se você tá com saudade daquele espanhol bonito com a língua meio travada entre os dentes, pode ser o que você está procurando.

Elite foi lançada em 2018, mas quando uma série faz sucesso no streaming, não há necessidade para esperar os anos passarem para encomendar novas temporada. No final da primeira temporada de Elite, o mistério da primeira é resolvido ao mesmo tempo que várias outras perguntas são levantadas. É claro que viria mais coisa por aí. Desde então, já foram lançadas mais duas temporadas. E muitas coisas nas temporadas seguintes seguem a fórmula de sucesso que foi estabelecida na primeira temporada.

Vale a pena observar também que os adolescentes estão crescendo e virando adultos, o que parece ter dado mais liberdade para os roteiristas ousarem em certas tramas individuais. Com a importância da personagem da Marina reduzida nas temporadas seguintes, o senso do coletivo da série aumenta e certos personagens e relacionamentos tem ainda mais espaço para brilhar. Apesar dos uniformezinhos de escola de gente rica ainda darem muito do charme da série, a coisa vai se desenvolvendo e começa a puxar de outras referências.

A estrutura dos episódios sempre lembrou How to Get Away With Murder e as cenas escancaradamente picantes, surpreendentemente posicionadas na trama, lembram Segundas Intenções. Mas à medida que a série foi se encorpando, novos personagens entraram na trama para dar mais coerência temática, e ela foi encontrando uma linguagem que é só sua. Destaque especial para o personagem Omar, o irmão da Nádia, que nas três temporadas é um dos personagens que mais cresce e muda na série. Detalhe importante, Omar Ayuso, o ator que interpreta o personagem, nunca tinha atuado antes de Elite. O Espanhol de 21 anos estava cursando cinema na faculdade quando ele, despretensiosamente, fez um teste para o papel. Apesar de ter trancado o curso, ele planeja voltar logo mais e eventualmente dirigir seus próprios filmes.

A Netflix já encomendou a quarta e a quinta temporada da série. Então talvez Omar Ayuso vai ter que esperar um pouquinho mais para dirigir os seus próprios filmes. Sorte a nossa.

TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS