Faça uma pose

Yoga ajuda a combater o estresse e a ansiedade

Atividade deve ser praticada sob a orientação de um profissional


Praticante de Yoga
Yoga melhora o condicionamento físico - Reprodução

Para quem está em busca de uma atividade física, mas não curte a agitação de uma academia, a resposta pode estar na Yoga, cuja prática ajuda a trabalhar o corpo e a mente de forma interligada.

Além de ajudar no controle do estresse e da ansiedade, é indicado para amenizar as dores na coluna, melhorar o equilíbrio corporal, aumentar a disposição e, ainda, promover a sensação de bem-estar.

Yoga ajuda a combater o estresse e a ansiedade

Qualquer pessoa pode praticar Yoga, independe da idade e do sexo. Desde que as aulas sejam acompanhadas por um profissional. Isso porque as posições precisam estar em sintonia com a respiração.

Somente assim, o aluno terá mais consciência corporal, controlando a mente de forma que ela influencie o corpo para que o organismo trabalhe de forma harmônica e equilibrada.

7 benefícios do Yoga

Yoga ajuda a combater o estresse e a ansiedade

Controle do estresse e da ansiedade

A meditação praticada durante a aula de Yoga ensina a pessoa a se concentrar no presente, deixando de pensar nos problemas do passado ou futuro, adquirindo mais equilíbrio emocional, sensação de paz interior, bem-estar e equilíbrio da mente para suportar os desafios do dia a dia.

A prática de trabalhar a respiração durante o Yoga ajuda também a aumentar a sensação de relaxamento, contribuindo para aumentar a concentração, a confiança e o otimismo, além de diminuir a irritabilidade e melhorar as relações interpessoais.

Melhora do condicionamento físico

Os exercícios, as técnicas e a posturas do Yoga trabalha a resistência e o fortalecimento dos músculos, de forma mais ou menos intensa, dependendo do estilo e da modalidade.

Assim, o aluno melhora o desempenho do corpo, facilitando a prática de outras atividades físicas ou das tarefas diárias, já que aumenta a massa magra, deixando os músculos tonificados e o corpo mais definido.

Yoga ajuda a combater o estresse e a ansiedade

Alívio das dores

Quem pratica Yoga aprende a ter maior consciência corporal, a reconhecer a postura, a forma com a qual se anda, senta e os sinais de tensão muscular, tornando possível corrigir alterações como, por exemplo, as contraturas, deixando a estrutura muscular relaxada sem causar danos à coluna ou às articulações.

No Yoga, os exercícios de postura e alongamento ainda ajudam a liberar a tensão e a dar flexibilidade aos músculos, aliviando as dores causadas por escoliose, hérnia de disco e fibromialgia.

Controle da pressão arterial e dos batimentos cardíacos

A atividade regula o sistema nervoso e melhora a circulação sanguínea do coração e da pressão arterial, além de equilibrar o sistema endócrino, controlando os níveis de hormônios do estresse como o cortisol e a adrenalina.

A capacidade respiratória também melhora graças aos exercícios de expansão dos pulmões e controle da respiração. Assim, todo aluno de Yoga tende a notar mudanças no seu condicionamento físico.

Ajuda a dormir melhor

O Yoga aumenta a produção de melatonina, hormônio que regula o ciclo do sono. Assim, além de o aluno ficar relaxado e tranquilo, seu sono será mais tranquilo e profundo. O corpo uma vez relaxado, o indivíduo terá um descanso de qualidade e mais energia e disposição no dia seguinte.

Melhora o desempenho sexual

Yoga ajuda a combater o estresse e a ansiedade

A vida sexual também pode apresentar melhoras para os praticantes de Yoga, promovendo uma sensibilidade ainda maior ao casal durante o contato íntimo. Isso acontece devido a maior capacidade de relaxamento e receptividade do parcero (a).

Já o controle da concentração e o alívio da ansiedade servem de aliados para quem tem dificuldades em atingir o orgasmo, por exemplo, sofre de disfunção erétil ou de ejaculação precoce.

Facilita o emagrecimento

Por fim, o Yoga favorece a perda de peso, mais uma vez estimulada pelo controle da ansiedade e do estresse. Sua prática pode, ainda, diminuir a vontade de consumir alimentos ricos em açúcares. Há ainda a queima de gordura e o ganho de massa magra, tonificando os músculos e definindo o corpo. 

+ 3 exercícios para se livrar do "músculo do tchauzinho"

+ O segredo de Angélica para manter o corpão aos 49 anos

Fonte: Tua Saúde

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado