Dieta da primavera: Boa forma com apenas 1200 calorias diárias
5 refeições por dia com alimentação a cada 3 horas
Publicado em 06/09/2023 às 09:59,
atualizado em 06/09/2023 às 10:23
Setembro chegou! Já reparou que no mês da primavera tudo fica mais colorido? A estação mais florida do ano também serve de prévia para a que virá logo em seguida, o verão.
Nesta época do ano, a gente já começa a apostar em roupas mais fresquinhas, leves e decotadas. E estar de bem com o seu corpo é fundamental para fazer bonito com o lookinho primaveril.
Então, que tal dar adeus aos quilinhos a mais adquiridos no inverno? Para isso, uma boa alimentação é fundamental. A dieta da primavera aposta nos pratos leves, coloridos e com todos os nutrientes que a gente precisa para manter a saúde em dia.
O segredo está na redução das calorias, 1200 diárias, divididas em cinco refeições que devem ser feitas a cada 3 horas, e conter no cardápio a maior variedade de frutas, legumes e verduras. Confira!
Princípio básico da dieta da primavera
Estamos nos aproximando da estação mais colorida e florida do ano. Com dias de temperatura mais elevada, mas não tão quentes quanto no verão, a primavera é ideal para a inclusão de saladas e sucos na alimentação. Essa é a época de safra de uma grande variedade de frutas, verduras e legumes
+ É possível emagrecer gastando pouco com a dieta; saiba como
Alimentos como morango, abacate, acerola, jabuticaba, banana, abacaxi, kiwi, laranja, lima, nêspera, maçã fugi, maçã red, manga, melão, abobrinha, tomate, caqui, pepino japonês, acelga, cenoura, beterraba, nabo, catalonha, almeirão, couve de Bruxelas, couve-flor, erva-doce, espinafre, mostarda e rabanete.
Itens que podem ser incluídos em sua dieta, no preparo de refeições leves, saborosas e com nutrientes que aumentam a energia e estimulam o sistema imunológico.
Como fazer
Formada por cinco refeições diárias, com intervalos de 3 horas cada, a dieta da primavera tem como base as cores dos alimentos, e seu cardápio deve conter cinco cores específicas e totalizar 1200 Kcal.
As cores vermelho, roxo, laranja verde e branco definem a composição dos pratos. Segundo especialistas, os adeptos da dieta devem consumir alimentos com essas cores em todas as refeições.
+ De alimentos crus a dieta do ar: 7 dietas bizarras dos famosos
O que está proibido: alimentos fora desta tabela das cores, além de frituras, produtos industrializados com gordura trans e açúcares.
Benefícios da dieta da primavera: consumo de uma variedade de frutas, legumes e verduras que ajudam a melhorar o sistema imunológico e o funcionamento dos órgãos, além de favorecer a perda de peso.
- A dieta da primavera também impulsiona o hábito de inserir alimentos mais saudáveis nas refeições.
Sugestão de cardápio
Café da manhã
- chá de ervas
- 1 fruta
- 1 sanduíche com pão integral + 1 pedaço de queijo de cabra + tomate cereja picado + azeite aromatizado com ervas
- sal marinho batido com orégano, tomilho e manjericão
Modo de preparo:
Torre levemente as duas fatias de pão integral. Acrescente o azeite aromatizado e o queijo de cabra. Por fim, coloque o tomate cereja e tempere com sal marinho.
Almoço
- peixe assado com ervas e especiarias temperado com azeite
arroz integral com orégano e cenoura OU batata cozida OU polenta (assada) OU 1 prato raso de massa integral al dente com molho de tomate caseiro
salada com folhas verdes
Lanche da tarde
- 1 copo de iogurte natural com frutas e aveia OU 1 fruta OU um copo de suco de uva integral batido com 1 maçã e água mineral.
Jantar
- berinjela assada com tomates e pimentão vermelho, alho e atum assado com crosta de ervas OU 1 porção de bruschetta de pão integral OU 1 prato fundo de sopa de legumes com peixe ou frango.
Ceia
- 1 porção de fruta