Estilosas

Box Braids: 4 dicas para quem usa trança afro

Prazo para a manutenção deve ser respeitado e couro cabeludo tratado


Juliana Alves em foto posada
Juliana Alves é adepta da box braid - Reprodução/Instagram
Por Taty Bruzzi

Publicado em 07/07/2023 às 10:00,
atualizado em 09/10/2023 às 09:45

O que Juliana Alves, de Amor Perfeito, e Clara Moneke, de Vai na Fé, têm em comum além de serem atrizes globais? Ambas aparecem em cena desfilando com suas box braids. Com cada vez mais adeptas da moda, uma delas a cantora Rihanna, as tranças afro estão em alta. Além de muito estilosas, elas contribuem para o crescimento dos cabelos.

Box Braids: 4 dicas para quem usa trança afro

O risco, porém, está em relaxar na hora de cuidar dos fios naturais. Um dos atrativos da trança está a falsa impressão de despertar sempre pronta para sair. Por um lado, isso não deixa de ser verdade. Afinal, acordar já penteada é o sonho de muitas mulheres.

+ 5 cuidados com a pele durante o inverno: De alimentação saudável a hidratação

Por outro lado, nunca deve-se esquecer de dar atenção ao cabelo natural que debaixo das box braid. Quando isso acontece, o pesadelo começa na hora de retirá-las e se deparar com o estado dos fios.

Dicas simples como, por exemplo, se atentar ao prazo de manutenção das tranças podem evitar dores de cabeça, horas no salão de beleza e prejuízo no bolso também. Confira!

Como cuidar das suas tranças afro

1 - Tempo de manutenção

Box Braids: 4 dicas para quem usa trança afro

Você finalmente realizou o sonho de colocar sua box braids. Manutenção, agora, só daqui a dois meses. Acontece que ao se olhar no espelho tudo parece fluir tão bem que você decide adiar sua volta ao salão.

Afinal, uma semana a menos, outra a mais, não irá fazer diferença. Acredite, faz sim! O limite máximo para a trança permanecer em sua cabeça é de 8 semanas. Além disso, 15 dias antes de renovar o penteado é preciso deixar o cabelo natural se recuperar.

De acordo com especialistas, as tranças puxam a raiz e podem deixar essa região do cabelo mais fraca quando não tem tempo de se recuperar. A dica é aproveitar esses dias para hidratar o cabelo até ser trançado novamente.

2 - Reclame em caso de dor

Box Braids: 4 dicas para quem usa trança afro

O profissional que estiver trançando o seu cabelo precisa ser informado em caso de muita dor ou quando a trança estiver apertada demais. Principalmente, quando ocorrem na raiz frontal, considerada uma das áreas mais suscetíveis à quebra dos fios.

Fios quebrados são os que mais demoram a crescer. Além disso, caso a região fique rala pode jamais voltar a ser como antes. Então, não tenha vergonha de falar o que está sentindo.

3 - Combate ao frizz

Um dos pesadelos da mulher, o famoso frizz ocorre até nos cabelos com box braid. Uma das dicas neste caso seria trocar a fronha tradicional do travesseiro por uma de seda ou cetim. Estas, além de livrar as tranças do frizz, mantendo-as alinhadas e bonitas, evitam a quebra da parte frontal da raiz durante a noite de sono.

4 - Cuidados com o couro cabeludo enquanto estiver com trança

Box Braids: 4 dicas para quem usa trança afro

Para evitar a quebra dos fios na raiz, especialistas indicam o uso de loções capilares que agem no fortalecimento do couro cabeludo. O correto é aplicar na parte da frente, evitando as entradas que podem surgir em quem usa box braid há muitos anos.

+ Débora Nascimento não usa shampoo nos cabelos: "Fios mais resistentes"

 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado