TVxTV

Amor de Mãe ou Senhora do Destino? Prometida como complexa, Thelma é uma Nazaré gourmet

As duas vilãs dividiram, em um momento, a mesma atriz


Montagem de fotos com Thelma, de Amor de Mãe, chorando e com Nazaré, de Senhora do Destino, confusa
Thelma, de Amor de Mãe, parece um compilado de Nazaré, de Senhora do Destino - Foto: Montagem

Quando Amor de Mãe estreou, uma das principais promessas era de uma nova estética e nova linguagem, que acabou não acontecendo, parte disso por conta da pandemia do coronavírus que suspendeu as gravações, tirou a novela do ar por um ano e obrigou diversas mudanças, inclusive redução de capítulos e gravação com rígidos protocolos sanitários. Mas a maior surpresa é perceber que Thelma (Adriana Esteves), vendida como uma mãe complexa e apaixonada pelo filho Danilo (Chay Suede) é, na verdade, uma versão gourmet de Nazaré Tedesco (Renata Sorrah), a insólita malvada de Senhora do Destino (2005).

Com as revelações recentes de que Danilo é Domênico, o filho perdido de Lurdes (Regina Casé), o público pôde entender como o quebra-cabeças do roteiro conseguiu colocar o bebê roubado no mesmo hospital em que Thelma perdeu seu filho por conta de um incêndio. Louca de amor pela ideia de ser mãe, ela acabou entrando no esquema de roubo de criança e saiu com Danilo, o ex-Domênico, em seus braços.

O caso não é nada diferente do que fez Nazaré na primeira fase da novela de Aguinaldo Silva. A vilã, que queria dar um golpe da barriga em um homem, roubou a filha de Maria do Carmo (Susana Vieira) no hospital. Coincidência ou não, no início de Senhora do Destino, a personagem que deu vida à mulher foi justamente Adriana Esteves, que entregou o papel para Renata Sorrah, que a transformou numa das mais icônicas vilãs do século.

Amor de Mãe tem desfecho de Senhora de Destino

Mas tudo isso poderia ser apenas fruto de uma coincidência que são recorrentes em novelas em geral, mas Manuela Dias foi buscar outros recursos para mostrar que Thelma é a versão gourmet de Nazaré. A vilã de Aguinaldo Silva cometeu uma série de assassinatos para proteger sua identidade e tentar impedir o reencontro de mãe e filha, exatamente como a personagem de Amor de Mãe, que virou uma serial killer na reta final da história, cujo último capítulo será exibido nesta sexta-feira (09).

Amor de Mãe ou Senhora do Destino? Prometida como complexa, Thelma é uma Nazaré gourmet

Mas o que mais chamou a atenção e transformou a mãe de Danilo na Nazaré das novelas cults foi a decisão da autora de dar um desfecho praticamente idêntico para a personagem. Após o reencontro de Lurdes com o filho biológico, depois de se livrar das garras da ex-amiga, Thelma passará do ponto e vai perceber que não há mais saída para ela e, por isso, fará uma loucura e vai sequestrar o bebê de Danilo com Camila (Jéssica Ellen). É impossível não lembrar no mesmo instante de quando, desesperada, Nazaré sequestra o filho de Isabel (Carolina Dieckmann), ao perceber que perdeu a filha de vez para a maior rival.

Difícil imaginar que Thelma terá o final idêntico ao de Nazaré, embora não dê para duvidar da capacidade de Amor de Mãe em criar clichês que já foram vistos de forma idêntica em outras histórias. Mesmo que seja improvável que, quando o encerramento da trama for ao ar, a vilã entregue o bebê nos braços do filho roubado e pule de uma ponte, nada mais será possível para apagar as estranhas coincidências entre as duas personagens que, ainda por cima, mesmo que por poucos momentos, foram vividas pela mesma atriz.

Amor de Mãe ou Senhora do Destino? Prometida como complexa, Thelma é uma Nazaré gourmet

Se no começo de Amor de Mãe, a promessa de revolucionar a telenovela brasileira acabou não sendo cumprida, no final ninguém poderá reclamar que o folhetim não ofereceu algo que é comum em telenovelas. Entre tantos clichês e situações que o público viu reiteradas vezes em novelas desde os anos 50, inclusive o sequestro nos últimos capítulos, a vilã inescrupulosa era algo que, realmente, ninguém imaginava que veria nesta obra.

Mesmo assim, Thelma se perdeu e, desde o retorno, Amor de Mãe não conseguiu entregar nada do que prometia, mesmo assim manteve o ar cult, muito disso pela estética e pela condução de seu diretor, José Luiz Villamarim, que assumiu a dramaturgia da Globo após terminar as gravações. É por causa desse tom de filme francês que a comparação entre Thelma e Nazaré pode parecer absurda, mas não é. A verdade é que Thelma é apenas uma Nazaré gourmet, mais nada.


 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado