Coluna Especial

Band chega aos 55 anos se reinventando

No dia do aniversário da Band, Caio Luiz de Carvalho, Diretor Geral de Comunicação e Assuntos Institucionais do Grupo Bandeirantes, escreve ao NaTelinha


Caio de Carvalho, diretor de comunicação do Grupo Band, usando terno e sorrindo para foto
Caio de Carvalho é diretor de comunicação do Grupo Band - Foto: Divulgação/Band

No ano em que o rádio no Brasil completa 100 anos, a Rádio Bandeirantes, que foi a primeira plataforma de comunicação do Grupo Bandeirantes de Comunicação, celebra seu 85º aniversário. Já a TV Bandeirantes, com suas 46 emissoras espalhadas pelo Brasil, sendo 21 próprias, chega aos 55 anos neste dia 13 de maio em um momento repleto de mudanças e novidades. Desde 2017 a Band vem trabalhando muito para colher os ótimos frutos de 2021 para um 2022 ainda mais forte.

Os últimos cinco anos portanto foram muito trabalhosos para a Band, especialmente no período mais difícil para os brasileiros, para o cenário mundial e para as empresas de comunicação por conta da pandemia. Mas, justamente porque já vinha se reestruturando e modernizando sua gestão, a emissora conseguiu definitivamente enfrentar os desafios, se acertar e apontar para novos tempos, que certamente a cada dia surpreenderão o mercado publicitário e seus telespectadores.

Durante a pandemia, dentre muitas mudanças, a direção da emissora extinguiu seis vice-presidências para fazer a unificação estratégica das rádios e TV sob um comando único, algo que era muito pedido pelo seu presidente, João Carlos Saad. Isso deu musculatura editorial ao Grupo Bandeirantes como um todo, fortalecendo ainda mais a credibilidade de seu Jornalismo. Além desta unificação estratégica, que já vem dando resultados, foi durante a pandemia que surgiram dois novos canais de PayTV da Band: o AgroMais e o Sabor & Arte, ambos dentro da Newco.

Ainda na pandemia, firmamos uma parceria estratégica com a ENEX, associação sediada em Luxemburgo que distribui material produzido pelas principais emissoras de TV de mais de 35 países da Europa, sendo a Band a única brasileira. Consolidamos também parcerias com The New York Times, China Media Group, Smithsonian Channel, TV BRICS , Agência Uan  dos Emirados Árabes e continuamos com a emissora japonesa NHK, alojada em nossa casa. Além disso, em 2021, conquistamos a Fórmula 1, cuja temporada foi considerada a maior dos últimos 20 anos pela sua competividade e pelo show de cobertura que a Band deu com uma equipe premiada.

O cuidado que a emissora dá a todo tipo de esporte se fortaleceu com o time montado para o maior campeonato automobilístico do mundo, que hoje é unanimidade nacional, e que tem atraído novos públicos, algo que não acontecia. A Fórmula 1 veio para ficar, assim como a NBA, que é uma aposta do Grupo em um produto de excepcional qualidade ainda que não tenha uma grande audiência. O retorno do Show de Esporte abriu novos espaços para aquisições de conteúdos esportivos diversos.

"Outro fator importante são os novos talentos se juntando aos já existentes. Hoje, o talento é a moeda maior e o sucesso da economia criativa. É a partir dele que você constrói toda uma cadeia produtiva de valor no tangível e no intangível. Contamos hoje com toda a expertise da equipe da Fórmula 1, formada por Sergio Mauricio, Reginaldo Leme, Mariana Becker, Felipe Giaffone e Max Wilson. No esporte, temos ainda a Glenda Kozlowski, que é uma pessoa iluminada, maravilhosa, minha amiga de muitos anos e que, ao lado do sempre talentoso Elia Junior, brilha no Show do Esporte. Também passamos a contar em 2021 com Cris Dias, Livia Nepomuceno e com a turma do “Perrengue na Band”, que agita as noites de domingo".

Caio Luiz de Carvalho

A Vibra - empresa digital do Grupo, hub de soluções tecnológicas pautadas em dados de consumo de conteúdo e responsável pela estratégia digital das redes sociais do Grupo Bandeirantes -, ganhou prêmios, vem crescendo cada vez mais e tem sido reconhecida pelo mercado.

Band contrata Fausto Silva

Band chega aos 55 anos se reinventando

"Em janeiro, lançamos o Faustão na Band em um formato novo, de segunda a sexta-feira, em horário nobre. A chegada de Fausto Silva certamente mostrou que a emissora está em um outro patamar de qualidade e de conteúdo junto ao seu público, aos anunciantes e ao mercado como um todo. Somente Fausto Silva com sua história e prestígio poderia ocupar o horário nobre até então ocupado pela igreja".

Caio Luiz de Carvalho

E outras novidades vieram, como o programa 1001 Perguntas, apresentado por Zeca Camargo, e o telejornal Boa Tarde São Paulo, apresentado por Adriana Araújo. A jornalista vai atuar na cobertura das eleições de 2022 e em vários outros projetos da Band, BandNews TV e BandNews FM.

O MasterChef, sucesso já consolidado na programação, estreia sua nova temporada no dia 17 de maio. Também lançaremos em breve o sitcom Nóis na Firma, estrelado por Moacyr Franco e Marcelo Medici. As duas produções estão sendo gravadas nos históricos Estúdios Vera Cruz, em São Bernardo do Campo. O Grupo Bandeirantes, através da sua produtora PRH9, ganhou um chamamento público feito pela prefeitura do município e será responsável pelo espaço nos próximos três anos. Outras produções e coproduções da Band serão gravadas no local.

Além disso, a emissora vai exibir novas séries e filmes com atores renomados, como Tom Hanks, Al Pacino, Julia Roberts, Jennifer Lopez, Leonardo DiCaprio e Katie Holmes. Outlander , Blacklist , House of Cards, são algumas das séries já negociadas.

O fato é que a Band trabalhou muito para solucionar questões administrativas e financeiras do passado e os resultados de 2021 foram excelentes e têm tudo para serem ainda melhores em 2022. A emissora está pronta para os novos tempos, que já se iniciaram e que, neste ano, irão se consolidar e surpreender o mercado com sua proposta de uma TV aberta qualificada, divertida e feita para a família.

Confira o vídeo dos 85 anos do Grupo Bandeirantes celebrados na última sexta-feira (06):


Caio Luiz de Carvalho
Diretor Geral de Comunicação e Assuntos Institucionais do Grupo Bandeirantes

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado