Exclusivo

Helena Rizzo conta o que a eliminaria do MasterChef e o que programa mudou em sua vida

A gaúcha estará, pela segunda temporada consecutiva, no júri do programa


Helena Rizzo de vestido preto por cima de blusa de manga comprida estampada, posando para foto
Helena Rizzo na coletiva de imprensa da nona temporada do MasterChef Brasil - Lucas Ramos/AgNews
Por Jéssica Alexandrino

Publicado em 11/05/2022 às 04:23,
atualizado em 11/05/2022 às 07:52

Na próxima terça-feira (17), estreia a nona temporada do MasterChef Brasil, a segunda com Helena Rizzo no time de jurados. Em entrevista ao NaTelinha, concedida após a coletiva de imprensa do talent show, a gaúcha conta se os telespectadores verão diferença em sua postura em relação à edição passada, pontua o que o programa mudou na sua vida e ainda surpreende ao revelar o que a eliminaria do reality. "Aquele fogão de indução. [risos] Eu me atrapalho muito com indução pra cozinhar. A gente dá aula, cozinha lá também na indução e é uma coisa que me deixa nervosa. Eu não queria estar na pele de nenhum dos participantes", brinca.

Escalada em 2021 para a difícil missão de substituir Paola Carosella, que integrou o elenco da atração por sete anos, a chef de cozinha diz que está um pouco mais tranquila do que na temporada anterior. "Eu tava muito nervosa antes de estrear, acho que os primeiros episódios do ano passado eu gravei meio zumbi, meio fora do corpo. Eu acho que sou eu ali, não tem muita criação em cima. O falar, o criticar e o experimentar são coisas com as quais eu tô acostumada a lidar na minha vida, com equipe, com pessoas, a gente lida com muitas pessoas. Eu não acho que eu vá perder as estribeiras. O maior desafio do MasterChef é a timidez", admite.

"Pode não parecer, mas eu tenho uma timidez. Tem a coisa de saber comunicar o que você pensa, como formular, como transmitir seu pensamento em palavras. Pra mim esse é sempre o maior desafio. Da temporada passada e dessa, porque eu não tenho prática com TV. Ainda me considero uma aprendiz."

Sobre as mudanças trazidas pelo programa, Helena destaca três pontos. "Eu ganhei um pouco mais de dinheiro, deu uma tranquilidade em uma pandemia que foi difícil. Tô fazendo uma coisa diferente na minha vida, que eu não fazia antes, que é a TV. Eu já tinha tido experiência na TV, mas eu sempre estive muito presente aqui [na Casa Manioca, seu restaurante, onde aconteceu o bate-papo]. Fazer o MasterChef me obrigou a organizar aqui de outra maneira. Deleguei mais funções, puxei pessoas para um cargo de maior responsabilidade, maior olhar e maior autonomia na cozinha. Tô junto, mas quando gravo o MasterChef não fico trabalhando na cozinha", diz, confessando que sofre um pouco por se ausentar do próprio negócio.

"É estranho porque eu tenho um apego e a cozinha me dá muito chão. Gravar e passar o dia em um estúdio é uma coisa meio de outro mundo. A cozinha também é, mas é o meu mundo. O estúdio já é um outro mundo, uma coisa fechada, câmera o tempo todo, maquiagem, figurino... Tô acostumada a estar sempre de cara lavada, com o cabelo sujo. [risos] Mudou isso, é um desafio de uma coisa nova, que é gostosa também. Acho que é bacana a gente se ver em outros papeis na vida porque a gente acaba amadurecendo e descobrindo outras coisas", ensina, afirmando que a exposição não teve lado negativo. "As abordagens que eu tenho na rua e no restaurante são sempre muito tranquilas, com o maior respeito", comemora.

Perguntada sobre o que o público pode esperar da nova leva de episódios do talent show, a jurada não titubeia. "Tá mais voltado pra cozinha, é um MasterChef de cozinha", adianta, acrescentando que, mesmo depois de 25 anos de carreira, ainda se surpreende. "A cozinha é sempre uma caixinha de surpresas. Hoje, com a informação que se tem a respeito, com o acesso à informação, as ideias das pessoas e as possibilidades, alguma coisa sempre pode surpreender", completa.

Jurada do MasterChef, Helena Rizzo é apaixonada pelas artes

Helena Rizzo conta o que a eliminaria do MasterChef e o que programa mudou em sua vida
Henrique Fogaça, Helena Rizzo, Erick Jacquin e Ana Paula Padrão em foto de divulgação da nova temporada do MasterChef Brasil

Esse ano a Band criou uma campanha publicitária embalada pelo hit Fogo e Paixão, de Wando (1945-2012), com o objetivo de ampliar o alcance ao grande público de forma emotiva. Para o projeto, os jurados do MasterChef Brasil, Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Helena Rizzo estrelaram um clipe e várias peças mostrando o que faz o coração deles bater mais forte, além da gastronomia. Helena não esconde que é fã das artes e, para o NaTelinha, revela que está em um momento mais ligado à literatura.

"Estou gostando muito de ler. Acho que porque minha filha tá começando a ficar mais independente um pouco e eu tô conseguindo encontrar essa brecha na minha vida. Tô amando voltar a ler", vibra, dizendo que foi recentemente à uma livraria só de escritoras femininas e fez algumas aquisições, como Uma Mulher Sem Ambição, de Sabina Anzuategui, A Pediatra, de Andréa del Fuego, Tudo Pode Ser Roubado, de Giovana Madalosso, e um romance da escritora Rosa Monteiro.

"Quando eu tenho tempo, é pra onde eu tô indo. Porque eu tô cansada, a gente tá trabalhando bastante, gravando. As artes plásticas estão um pouquinho de lado e eu tenho gostado muito de ler. Deito na minha cama e fico lendo", finaliza.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado