Quarta Parede

Globoplay resgata Celebridade após edição catastrófica no Vale a Pena Ver de Novo

Versão completa da novela, em 221 capítulos, chegará à plataforma em junho, com o projeto Originalidade


Claudia Abreu e Malu Mader como Laura e Maria Clara em Celebridade, novela da Globo exibida entre 2003 e 2004
Claudia Abreu e Malu Mader se enfrentam como Laura e Maria Clara em Celebridade, que volta na íntegra pelo Globoplay - Foto: Divulgação/Globo
Por Walter Felix

Publicado em 01/06/2022 às 06:40,
atualizado em 01/06/2022 às 08:59

A versão completa de Celebridade (2003) chega ao Globoplay em 27 de junho, integrando o projeto Originalidade. A novela de Gilberto Braga (1945-2021), com Malu Mader e Claudia Abreu nos papéis principais, já está na plataforma de streaming, mas trata-se da edição exibida entre 2017 e 2018 no Vale a Pena Ver de Novo. Na época, a novela foi retalhada pela Globo, e seus 221 capítulos originais viraram 125 na reexibição.

No fim de 2017, quando a reprise de Celebridade foi anunciada pela Globo, a reação foi de euforia entre fãs da novela. A possibilidade de a novela voltar ao ar era remota, já que era relativamente antiga e nunca havia sido reprisada em 14 anos – ao contrário de Senhora do Destino (2004), cuja reprise estava no ar, mas já havia sido reapresentada antes, em 2009.

O tratamento dado à novela, contudo, foi um balde de água fria. Foram cortadas as cenas mais pesadas, de conteúdo sexual ou violento, incluindo algumas relevantes para o desenrolar da história. A edição também foi pouco cuidadosa: eliminou-se os “ganchos” ao final dos capítulos, que poderiam terminar abruptamente, como no exemplo a seguir:

Retalhada pela Globo, Celebridade alcançou baixa audiência em reprise

Globoplay resgata Celebridade após edição catastrófica no Vale a Pena Ver de Novo

A edição acelerada, que chegou a condensar quatro capítulos originais em um só, pode ser explicada pelo fraco desempenho da reprise de Celebridade no Ibope. Entre dezembro de 2017 e junho de 2018, a reapresentação anotou média de 14 pontos na Grande São Paulo, enquanto Senhora do Destino, antecessora na faixa, fez 18.

Por muito tempo, a novela foi considerada “pesada” para ocupar o Vale a Pena Ver de Novo, geralmente frequentado por tramas mais leves. Tanto que só pôde ir ao ar após caírem parte das restrições às classificações indicativas, o que permitiu a veiculação da atração à tarde, mesmo sendo não recomendada para menores de 12 anos.

Inspirada no clássico do cinema A Malvada (1950), a narrativa gira em torno da obsessão de Laura (Cláudia Abreu) em tirar tudo que é de Maria Clara (Malu Mader). A rivalidade entre as antagonistas conduz a trama. Na reta final, o mistério sobre quem matou o empresário Lineu Vasconcelos (Hugo Carvana) domina a ação.

Diferentemente da reprise, a novela foi sucesso em sua exibição original, entre 2003 e 2004, e chegou a picos de 64 pontos no último capítulo. Celebridade foi um dos melhores trabalhos do autor Gilberto Braga na TV, que finalmente voltará ao público, em sua versão integral, em menos de um mês.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado