Lista

As cenas icônicas cortadas pela Globo no Vale a Pena Ver de Novo

Faixa é acostumada com cortes de cenas mais fortes e muitas icônicas


Montagem de cenas de briga das novelas Por Amor e de O Clone exibidas na TV Globo
Globo passa a tesoura em cenas do Vale a Pena Ver de Novo - Foto: Montagem
Por Daniel César

Publicado em 06/05/2022 às 04:51,
atualizado em 06/05/2022 às 08:47

Quem acompanha novelas da Globo dentro da faixa do Vale a Pena Ver de Novo já sabe que há sempre um risco grande de sua cena predileta simplesmente não ser exibida. É tradição na emissora usar a tesoura e uma edição nervosa para retirar as gorduras das tramas reprisadas, porém, com isso, muitas cenas icônicas acabam não indo ao ar e até causando a revolta do público.

Isso aconteceu na última semana, por exemplo, já que O Clone deixou de exibir uma sequência importante e que chamou a atenção do telespectador. A intensa briga entre Nando (Thiago Fragoso) e  Escobar (Marcos Frota), com direito a quebra-quebra na casa, acabou não indo ao ar e revoltou parte da audiência. A partir do próximo dia 16, com A Favorita, a edição terá que escolher se mantém cenas importantes ou se corta as sequências, quase sempre muito fortes.

Relembre 5 cenas icônicas cortadas no Vale a Pena Ver de Novo:

Laços de Família (2020)

As cenas icônicas cortadas pela Globo no Vale a Pena Ver de Novo

Na sequência original, escrita por Manoel Carlos, o grupo de funcionários da clínica de Helena (Vera Fischer) estão com uma discussão importante enquanto estão curtindo o dia na praia. O diálogo mostra, Yvete (Soraya Ravenle) conversando sobre Laerte (Luciano Quirino) que está interessado em Antônia (Monique Curi). “Muito gente fina, um cara honesto, sensível. Um homem bem resolvido. Acho que é um partidão”, comenta a esposa de Viriato (Zé Victor Castiel).

Na sequência, ouve-se uma frase forte. “Engraçado, negro tem sempre cara de homem. Não sei te explicar, mas é uma coisa assim… Forte…”. Porém, a cena não foi exibida na reprise de Laços de Família, que foi ao ar entre os anos de 2020 e de 2021, já que a Globo considerou a frase controversa.

Por Amor (2019)

As cenas icônicas cortadas pela Globo no Vale a Pena Ver de Novo

O capítulo em que diversos personagens entram num grande barraco em Por Amor, mas a Globo decidiu passar a tesoura na sequência e não exibir por completo a agressão de Marcelo (Fábio Assunção) a Laura (Viviane Pasmanter). A sucessão de agressões começa na conversa entre o mocinho e Eduarda (Gabriela Duarte), numa última tentativa de se entenderem e evitar o divórcio.

Porém os dois não param de se provocar e trocar agressões verbais. Até neste momento, a Globo exibiu a sequência de bate boca e que não tinha ido às vias de fato. A sequência escrita por Manoel Carlos em 1997 mostrou que o ex-casal notou que Laura estava ouvindo toda a conversa às escondidas e a partir daí tudo descambou para a briga. Eduarda tentou partir para cima da aprendiz de vilã que não desceu do salto e revidou. 

Por Amor (2019)

As cenas icônicas cortadas pela Globo no Vale a Pena Ver de Novo

A mesma reprise de Por Amor voltou a sofrer com os cortes da Globo. A briga entre Branca (Susana Vieira) e Milena (Carolina Ferraz). Mas contrariando as expectativas do público, a sequência sofreu cortes. Dos cinco tapas que a vilã da novela de Manoel Carlos, a Globo só exibiu um, além de ter suprimido empurrões e diminuído a gritaria entre mãe e filha. A cena em questão começa com Milena furiosa com Branca.

A jovem foi atrás de Nando (Eduardo Moscovis) em São Paulo. Ao voltar para a casa da família no Rio, a personagem vivida por Carolina Ferraz interrompe, aos gritos, uma conversa da mãe com Rose (Karina Perez) e Meg (Françoise Forton). Nada disso, no entanto, foi ao ar.

Êta Mundo Bom (2020)

As cenas icônicas cortadas pela Globo no Vale a Pena Ver de Novo

A controversa cena de blackface de Êta Mundo Bom, que levou a emissora a ser acusada de racismo em 2016, foi cortada na edição do Vale a Pena Ver de Novo. O trecho em que Marco Nanini aparece com o corpo pintado de preto foi retirado da edição nervosa da faixa vespertina.

Na cena, o professor Pancrácio, personagem de Nanini, pintava o rosto e os braços de preto para se passar por um homem negro e pedir esmola na porta da igreja. Ele seria desmascarado por Anastácia (Eliane Giardini) e Sandra (Flávia Alessandra) graças à uma chuva que tiraria toda a maquiagem.

Celebridade (2018)

As cenas icônicas cortadas pela Globo no Vale a Pena Ver de Novo

Celebridade foi, talvez, a novela que mais sofreu com cortes na história da faixa do Vale a Pena Ver de Novo a tal ponto de ser considerada por muitos fãs como desfigurada. Mas algumas sequências importantes foram simplesmente remendadas e perderam até o sentido, principalmente encontros marcantes entre Laura (Claudia Raia) e Maria Clara Diniz (Malu Mader).

Para citar um exemplo, a sequência mais aguardada da trama depois dos tapas foi a revelação de que Laura havia comprado a mansão da rival e a humilhava tomando posse do imóvel. A cena perdeu mais de um minuto do intenso diálogo entre as duas, tirando o peso da cena.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado