Coluna Especial

Faustão terá sucesso na Band? Ex-diretor da Globo responde

Alberto Luchetti explica que programa diário é um risco a ser calculado


Faustão segurando o microfone no palco do seu programa na Band
Fausto Silva estreia na nesta segunda-feira (17) na Band - Foto: Reprodução/Band
Por Redação NT, com Alberto Luchetti

Publicado em 17/01/2022 às 05:05,
atualizado em 17/01/2022 às 12:23

Será um enorme desafio para Fausto Silva, a partir desta segunda-feira (17), apresentar um programa diário na Band. Não só pelos baixos índices de audiência da emissora do Morumbi, como também pelo desgaste do apresentador de estar, de segunda a sexta, por mais de duas horas no vídeo. Haja criatividade.

Deveria estar claro para todos os envolvidos, especialmente o apresentador e a própria emissora, que não se conseguirá reeditar o sucesso cult dos Perdidos da Noite, do final dos anos 80. A descontração, irreverência e transgressão das noites de sábado da Band jamais acontecerão outra vez.

A emissora mudou muito desde 1986, normalmente hoje ocupa o quarto ou quinto lugar de audiência. O público, especialmente o de auditório, não tem mais as mesmas características daqueles estudantes anárquicos que - dois anos antes - estavam na Praça da Sé exigindo Diretas Já, contra o Regime Militar.  

E outro detalhe importante: na época não existia internet. O novo programa de Fausto Silva não será mais nas noites de sábado, rasgando a madrugada. Será diário, em horário nobre, contra uma concorrência muito acirrada e competitiva. Além disso, Fausto não é mais tão jovem. O apresentador envelheceu quase 40 anos.

 

Comparando o apresentador Fausto Silva da Band, com o Faustão da Globo, pode-se dizer que a descontração daquele jovem jornalista que saiu do rádio e foi para a TV fazer um humor chulo e politicamente incorreto, virou irritabilidade diante das câmeras.

A irreverência, e por vezes até a falta de respeito, com os convidados ou com a própria plateia, comportamento que não era usual na TV dos anos 80, com certeza foi uma das maiores marcas do apresentador. Essa característica hoje, pelos próprios padrões globais, se transformou num pretenso ar intelectual do apresentador que pouco ou quase nada acrescentará a Band.

Faustão terá sucesso na Band? Ex-diretor da Globo responde

A conjugação - em todos os tempos - do verbo transgredir, durante a produção e transmissão do Perdidos da Noite, era tão fora dos padrões normais da televisão brasileira que acabou sendo o principal ingrediente para a receita de sucesso que transformou esse produto no programa de televisão mais cult do Brasil até os dias de hoje.

O maior desafio de Faustão na Band

Mas essa ousadia de Goulart de Andrade, criador do Perdidos, só tem lugar hoje na internet. E o apresentador Fausto Silva não desfruta mais da vontade e energia de infringir ou exceder os limites de qualquer norma social como fazia com seus trinta e poucos anos.

Band e Faustão passarão no início por um voo de cruzeiro, já que não terão preocupação com a audiência e nem com o faturamento no início dessa trajetória. Mas como será esta relação depois de três meses? O que acontecerá depois do dia 17 de abril deste ano? Serão mais de 60 programas diários apresentados por Fausto Silva na Band, mais do que ele fazia em um ano na Globo aos domingos. E sem poder contar com a estrutura técnica, financeira e artística da emissora carioca, não será fácil produzir esta quantidade de atrações diárias.

O maior desafio será para o apresentador. A Band já sobreviveu a inúmeros insucessos. Alguns tão inexpressivos que não chegaram nem a entrar na grade de programação. Outros que duraram poucas semanas ou poucos meses. Mas para Fausto Silva - que veio desfrutando de uma ascensão ao longo de quatro décadas - o insucesso seria triste, neste caso retumbante e injusto a todo seu trabalho.


Por Alberto Luchetti Neto
Jornalista, foi diretor geral do Domingão do Faustão e de núcleo da Globo, diretor da Rádio e TV Bandeirantes, diretor da Rádio e TV Jovem Pan, repórter da Folha de São Paulo e repórter de política do Estado de São Paulo. Criador e Diretor Geral da ALLTV, primeira emissora 24 horas ao vivo da Internet.

NaTelinha no Google News

Acompanhe as exclusivas da televisão, resumos das novelas, as bombas dos famosos, realitys e muito mais na palma da mão.

Siga-nos
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado