Exclusivo

Faustão na Band inflaciona mercado na TV e vira alvo de globais

Ainda com contrato a cumprir na Globo, Faustão na Band estreia em menos de um mês


Faustão com microfone na mão falando
Faustão na Band vira motivo de cobiça no mercado - Foto: Divulgação/TV Globo
Por Thiago Forato, com Sandro Nascimento

Publicado em 21/12/2021 às 04:33,
atualizado em 21/12/2021 às 17:35

Com estreia prevista para 17 de janeiro, Faustão na Band tem se tornado desejo de profissionais de televisão, apurou o NaTelinha. Tudo porque a produção tem sido generosa no pagamento de salários, acima da média de mercado de trabalhadores como iluminadores e contra-regras.

A jornalista Anne Lotterman, por exemplo, que saiu da previsão do tempo do Jornal Nacional neste mês, acertou um salário três vezes maior daquele que ganhava na Globo. A informação se alastrou no mercado e em tempos de vacas magras, há profissionais se oferecendo para trabalhar na produção. A reportagem apurou que outros nomes da emissora carioca estão sendo sondados.

Todo o dinheiro está saindo do bolso da Band. Faustão e emissora viraram "sócios", num modelo parecido com aquele que o SBT começou com Gugu Liberato (1959-2019) e atualmente faz com Ratinho, Raul Gil e Otávio Mesquita. Mas, diferente do que acontece no SBT, que as duas partes dividem 50% de custos e lucros, Faustão não dividirá os custos.

Com isso, o veterano de 71 anos de idade ficará com a outra metade, mas livre de arcar com quaisquer outros itens. Por tabela, seu montante será ainda maior. Estima-se que na Globo ele receba cerca de R$ 3 milhões. Fausto Silva cumpre contrato até 31 de dezembro com o canal.

Com esse acordo costurado na Band e grandes marcas já fechadas para anunciar no seu programa diário que vai ao ar entre 20h30 e 22h30, a projeção é que Faustão logo iguale - ou até supere -, este valor ao longo de 2022, já que vai ficar por mais de 10 horas semanais no ar. Na Globo, seu Domingão tinha apenas duas.

Faustão de aviso prévio na Globo

O contrato com a Band será válido a partir de 1º de janeiro. Faustão ainda tem duas semanas de contrato a cumprir com a Globo. A emissora do Morumbi, de maneira otimista, chegou a cogitar a antecipar sua estreia para 2021, mas viu a concorrente fazer jogo duro para liberar um de seus maiores astros antes da hora.

A Globo não engoliu bem o fato de Faustão ficar no ar até dezembro, numa espécie de "esquenta" para a Band, podendo estrear logo na semana seguinte. O papo era que ele sairia em alta. Optou-se, então, por deixá-lo na geladeira por mais de seis meses, mesmo recebendo um salário milionário.

Sua permanência durante este tempo fez com que ele não participasse do evento que a Band promoveu para apresentar sua programação 2022. Faustão não apareceu para evitar problemas jurídicos. Isso não impediu que a emissora mostrasse alguns detalhes que o público poderá acompanhar a partir do ano que vem na tela da Band.

Com mais de 300 profissionais envolvidos no programa, Faustão terá menos formatos comprados e mais improviso, ressuscitando quadros de sucesso como o Pizza do Faustão. A música, a exemplo, do que acontecia no Domingão, será presença garantida na nova casa, reunindo amigos que o comunicador colecionou ao longo de três décadas de Globo.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado