Estresse contribui

BBB 22: Especialista não descarta tese de Bárbara e diz que vitiligo tem fundo emocional

A dermatologista explicou a ligação da doença com o sistema psicológico


Bárbara Heck de cabelos soltos e jaqueta colorida na área externa da casa do BBB 22
Bárbara Heck deu uma opinião polêmica sobre o vitiligo de Natália Deodato - Reprodução/TV Globo
Por Redação NT

Publicado em 02/02/2022 às 13:40,
atualizado em 02/02/2022 às 13:52

Na noite desta terça-feira (1º), Bárbara Heck deu o que falar nas redes sociais após dizer na casa do BBB 22 que o vitiligo que acomete a colega de confinamento Natália Deodato pode ter fundo emocional. "Ele [Tadeu Schmidt] também falou da Natália, dos sinais do corpo. O vitiligo é uma doença que se manifesta depois que tu passou por muita coisa, quando tu reprime muito teu emocional, e o corpo coloca pra fora. São marcas da vida, não só os sinais do jogo", disparou a loira, enquanto tentava decifrar o discurso do apresentador do reality.

Apesar da sister ter recebido muitas críticas pela fala, a dermatologista Natasha Crepaldi diz que não é possível afirmar que este seja o caso de Natália, mas o vitiligo tem, sim, ligação com as emoções. "O vitiligo tem relação com o sistema emocional. Tanto no desencadeamento das lesões, quanto na piora delas. É bem nítida essa influência e isso tem a ver com o sistema nervoso e a pele, que têm a mesma origem embrionária. É muito comum vermos doenças de pele que pioram com o fator emocional e no vitiligo isso é bem marcante", explica, em bate-papo com o NaTelinha.

A especialista ainda acrescenta que é comum que a doença piore quando o paciente passa por períodos de muito nervoso. "O estresse pode provocar o aparecimento de novas lesões do vitiligo e isso não é pouco frequente", completa.

Com a repercussão, a equipe de Bárbara precisou intervir e esclarecer o que foi dito pela gaúcha. "Talvez a Bárbara tenha sim ido muito longe tentando decifrar o que o Tadeu disse, mas o que ela disse sobre o vitiligo não foi ignorância. A analogia com o discurso pode ter sido equivocada, mas não houve desrespeito", defendeu um dos administradores da conta da modelo.

A falta de controle sobre as emoções pode influenciar no avanço do vitiligo

A dermatologista Natasha Crepaldi alerta sobre a importância de manter o lado emocional em equilíbrio. "É possível que a doença avance por uma má gestão ou a falta de controle das emoções. Quando a gente não consegue gerir bem as emoções, falar o que precisa da maneira correta, saber se controlar quando não é preciso expor... Quando não temos a gestão adequada das emoções, o vitiligo pode se manifestar e piorar. Porém, a gente não pode dizer se esse é o caso da Natália Deodato, já que, pra isso, precisaríamos de uma análise do sistema psicológico dela", esclarece.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado