Memórias da Telinha

Há 20 anos, SBT comprou filmes do Star Wars e irritou Carlos Alberto de Nóbrega

Carlos Alberto de Nóbrega sairia do ar por um mês e impediu férias forçadas se encontrando com Silvio Santos


Carlos Alberto de Nóbrega com cara de poucos amigos, Darth Vader e Silvio Santos olhando para o lado
Carlos Alberto de Nóbrega teve que se mudar para os domingos em junho de 2002 - Foto: Divulgação/Montagem/NaTelinha

Época que os filmes era uma das galinhas dos ovos de ouro na televisão aberta, o SBT comprou em 2002 as produções até então disponíveis da franquia Star Wars e irritou Carlos Alberto de Nóbrega. O motivo? Silvio Santos queria exibir os longas nos sábados à noite, justamente no lugar de A Praça é Nossa.

Inicialmente, Nóbrega fora informado de que ele sairia de férias por um mês para dar lugar aos filmes. Sem aceitar a decisão, tratou de ir à casa de Silvio Santos tentar reverter a decisão, conforme noticiou o jornal O Globo em junho de 2002. "Rodei a baiana, tirei o sutiã, joguei a cinta-liga pela janela", ironizou ele.

O humorístico que estava completando 15 anos na grade de programação da emissora mantinha boa audiência, mas Nóbrega estava com problemas pessoais. Esse fato fez com que Silvio achasse que ele gostaria de tirar férias, o que foi rejeitado pelo próprio.

Apesar disso, Silvio Santos seguiu o plano de colocar quatro filmes de Star Wars nas noites de sábado durante todo o mês de junho de 2002: Uma Nova Esperança (1977), O Império Contra-Ataca (1980), O Retorno de Jedi (1983) e o então inédito A Ameaça Fantasma (1999). "Depois de 10 anos, a saga de George Lucas está de volta à TV", alardeava o SBT.

Star Wars teve custo milionário e A Praça é Nossa foi para os domingos

Há 20 anos, SBT comprou filmes do Star Wars e irritou Carlos Alberto de Nóbrega

Aposta do SBT para fazer frente ao BBB 2 e Zorra Total (1999-2015), os quatro primeiros filmes de Guerra nas Estrelas custaram 10 milhões de reais aos cofres da emissora. O valor era divulgado em algumas próprias chamadas.

Enquanto isso, Carlos Alberto Nóbrega, por quatro domingos, antecedeu o Domingo Legal de Gugu Liberato (1959-2019), entre 14h15 e 15h30. A promessa era de que ele voltaria ao horário original em julho, independentemente do resultado que ele pudesse alcançar nas tardes dominicais. A promessa foi cumprida.

A Praça é Nossa completou em maio 35 anos no SBT. Desde 2007, ocupa as noites de quinta-feira, mas cada vez sendo empurrado para mais tarde. Atualmente, começa por volta das 23h30. O dono do banco da Praça já sinalizou por mais de uma vez seu descontentamento com o atual horário, mas não há previsão de mudanças.

Relembre uma das chamadas de Star Wars no SBT em 2002:

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado