TVxTV

Atuação da Semana: A técnica perfeita de Isis Valverde

Atriz se destacou pelo trabalho em Amor de Mãe


Betina em cena de Amor de Mãe
Em Amor de Mãe, Ísis Valverde ganhou destaque por Betina - Foto: Divulgação

Isis Valverde é uma das atrizes mais prestigiadas do Brasil e sua carreira não chegou ao patamar que ela se encontra hoje por acaso. Apesar de começar a ganhar notoriedade em Sinhá Moça (2006), foi em Beleza Pura (2008) que a artista teve destaque pelo seu talento e hoje brilha como Betina, em Amor de Mãe, tanto que é a Atuação da Semana

Nos últimos capítulos, sua personagem sofreu uma grande virada ao descobrir que era irmã de Álvaro (Irandhir Santos) e teria direito a uma parte da fortuna que o pai dos dois deixou. Diferentemente do que falou a autora Manuela Dias – ela afirmou que a novela das nove não teria vilão – o mau caráter encomendou a morte da ex-namorada de Magno (Juliano Cazarré).

A cena – muito bem dirigida pela equipe de José Luiz Villamarim – foi cercada de tensão. Belizário (Tuca Andrada) apontou a arma para Betina, mas o acessório falhou e permitiu que a enfermeira fugisse. A sequência mostrou o sofrimento e desespero da personagem ao ver a morte tão de perto.

Isis simplesmente foi impecável. Esse tipo de cena é perigoso para o ator, porque não basta transmitir emoção, mas é preciso acertar o tempo de respiração em um momento cheio de adrenalina. Isis soube exatamente colocar cada palavra, cada grito, cada sentimento de sofrimento no choro.

Após Betina escapar, houve a virada da personagem e ela se mostrou uma mulher forte, cheia de atitude, capaz de enfrentar seu maior inimigo: o próprio irmão. Uma atriz iniciante poderia perder a credibilidade ao tentar imprimir uma arrogância na tentativa de ficar no mesmo patamar que o vilão.

Para Isis, foi simples. Betina era uma mulher frágil, apesar de batalhadora, que sofria violência do namorado e por isso não poderia ser imponente demais. Perderia a credibilidade, soaria falso. Em cena, ela deu destaque ao tom de voz, evitando deixá-la alterada e transmitindo suas emoções pelo olhar.

Tecnicamente, perfeita. Soube passar pelo drama, adrenalina e romance sem cair no exagero, na caricatura, mantendo o tom da personagem neste momento de virada. Isis Valverde retorna ao ar provando-se ser uma atriz de primeira.

Isis Valverde em Avenida Brasil

Atuação da Semana: A técnica perfeita de Isis Valverde

Como dito acima, Isis Valverde ganhou notoriedade em Beleza Pura e foi a mocinha de Tititi (2010). Só que sua carreira teve uma virada quando ela interpretou Suellen, em Avenida Brasil (2012). Ela provou que era versátil e capaz de aceitar qualquer desafio.

Não por acaso foi escolhida por Glória Perez para protagonizar A Força do Querer (2017) ao lado de Paolla Oliveira e Juliana Paes. Mesmo a eterna Bibi Perigosa tendo roubado a novela para ela, Isis manteve o interesse do público numa personagem contraditória, fora da casinha e que tinha um grande senso de liberdade.

Para quem dúvida que Suellen foi muito importante para carreira de Isis Valverde, basta acompanhar Avenida Brasil no Vale a Pena Ver de Novo.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado