Enfoque NT

Antes atrativas, provas do BBB 22 deixam a desejar com dinâmicas confusas e maçantes

BBB 22 peca pela complexidade de provas. Menos é mais


Tadeu Schmidt explicando Prova do Líder no BBB 22
Tadeu Schmidt explica Prova do Líder na última quinta (24): dinâmica confundiu telespectadores e participantes - Foto: Reprodução/TV Globo

Com 20 anos de história no Brasil, o Big Brother pode ser orgulhar de ter realizado provas clássicas e que são lembradas até hoje como exemplo daquilo que é considerado "raiz", coisa que o BBB 22 está carecendo. Todo mundo trancado em um carro até o último aguentar, a prova com todos fantasiados de esponja no BBB 10, a gaiola da sétima temporada, aquela em que os brothers eram obrigados a dançar sem parar no 6 e até outra pouco lembrada que ocorreu na 17ª edição, quando na reta final o vencedor foi aquele que conseguiu resistir ao sono em cima de um tapete. 

Provas icônicas e que não tinham nada demais, eram de mecânica simples e fácil compreensão. Desde o ano passado, na tentativa, talvez, de agradar os patrocinadores, cada vez mais provas aparecem com dinâmicas complexas e que os próprios participantes, que estão focados e imersos ali, não conseguem entender. Na última quinta-feira (24), o negócio foi tão vexatório que a edição terminou sem que uma rodada da Prova do Líder estivesse valendo de verdade. Quem teve a possibilidade, migrou para o Multishow ou pay-per-view.

E pior, Douglas Silva e Gustavo chegaram a ser eliminados numa rodada que ainda era teste. Vendo a gafe, a Globo precisou entrar com um Plantão BBB Extraordinário para corrigir o erro e chamar a dupla de volta ao jogo, que terminou com a vitória de Pedro Scooby e Paulo André.

Isso sem contar nas Provas do Anjo, que geralmente são longas e desinteressantes de assistir há tempos. Não por acaso, acontecem no final de semana durante o período do dia e o público acompanha tudo mastigado, com o trabalho da edição, à noite. Como se não bastasse, as próprias dinâmicas combinadas no início do ciclo semanal, na quinta-feira, mais parecem uma bíblia. São tantas informações que fica difícil não recorrer a uma cola para ter a certeza de como vai ser.

O próprio apresentador se complicou no BBB 22

Falando sobre a prova de quinta, ainda, até Tadeu Schmidt parecia confuso ao responder as perguntas dos participantes. O comandante teve que cancelar uma rodada, interferir em outra, e enquanto isso, parece que os brothers não conseguiam ter todas as suas dúvidas sanadas. Por que complicar tanto? Qual a dificuldade em elaborar provas mais simples?

Já dizia o poeta, menos é mais. Nem tão complexa como em 2022 mas também nem tão simplório como em 2002. Quem assistiu a primeira temporada no Viva no ano passado observou como as provas eram extremamente rudimentares e por vezes até preguiçosas. Não havia tanta preocupação com isso.


Thiago Forato é jornalista, assina a coluna Enfoque NT desde 2011, além de matérias e reportagens especiais no NaTelinha. Forato também é autor do blog https://parlandodepalmeiras.com.br. Converse com ele pelo e-mail thiagoforato@natelinha.com.br ou no Twitter, @tforatto

Siga a gente no Instagram

Acompanhe nosso perfil e fique por dentro das quentinhas da TV e famosos

ACESSE!
Termometro

Expresse seus sentimentos aos participantes do BBB 24

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado