Enfoque NT

Liderança da Venenosa na Record força mudanças radicais na Globo e SBT

Globo tentou de tudo na faixa das 14h e agora apela para a exibição de novelas


Christina Rocha olhando fixamente, Fabíola Reipert olhando de forma debochada e Adriana Esteves olhando de rabo de olho em O Cravo e a Rosa
Christina Rocha e O Cravo e a Rosa vão concorrer com A Hora da Venenosa - Foto: Reprodução/SBT/Record/TV Globo
Por Thiago Forato

Publicado em 27/11/2021 às 08:09,
atualizado em 27/11/2021 às 11:37

Enfrentando problemas no horário da tarde há quase uma década, a Globo tentou de tudo para barrar o quadro A Hora da Venenosa, do Balanço Geral, que tem o comando de Fabíola Reipert, Reinaldo Gottino e Renato Lombardi. A emissora chegou a resgatar o Video Game (2001-2011) em 2017, extinguiu o Vídeo Show (1983-2019), criou o Se Joga (2019-21), tentou utilizar a Sessão da Tarde como bala de prata e espichou o Jornal Hoje. Nada deu o resultado esperado.

Não há como culpar a Globo por recorrer a uma reprise de novela se ela tentou de tudo nos últimos anos para retomar a liderança. Diversos gêneros diferentes passaram pela faixa, mas o quadro de fofocas da Record permanece não só como uma pedra no sapato, mas como uma rocha em cima do calçado.

Isso forçou a emissora a resgatar O Cravo e a Rosa (2000-01), sempre triunfante na audiência, seja na Globo ou no Viva, recentemente. Este próprio espaço, há dois anos, já havia sugerido que reapresentar novelas poderia ser o último artifício usado para retomar a ponta do Ibope de maneira definitiva. Ainda que tenha demorado, acredito que a decisão tenha sido acertada.

A partir do dia 6 de dezembro, portanto, o folhetim de Walcyr Carrasco volta ao ar após o Jornal Hoje, que será encurtado, apesar de ter sido o único produto que manteve certa tranquilidade na ponta, apesar de ainda ser incomodado diariamente. Se nem isso conseguir tombar o concorrente, o jeito é definitivamente desistir. A Sessão da Tarde passará a ser "ensanduichada" por duas reprises. O Vale a Pena Ver de Novo exibirá prioritariamente novelas das 21h.

SBT também terá mudanças na grade

Liderança da Venenosa na Record força mudanças radicais na Globo e SBT

Não só a Globo teve mudanças substanciais anunciadas no horário das 14h, mas o SBT também. A partir da próxima segunda-feira (29), o Casos de Família será remanejado para às 14h15 e o Roda a Roda volta à grade na sequência, às 15h15.

O Fofocalizando entrará 30 minutos mais tarde, às 15h45, se estendendo até 17h, entregando para as Novelas da Tarde. A nova mudança traz ainda uma nova novela mexicana que estreia em 13 de dezembro, com a volta de Mar de Amor.

Fatalmente, o SBT deve passar longe da briga por audiência. A emissora virou café com leite e amarga baixos índices até o início das produções da Televisa. Nada ultrapassa a barreira dos 3 pontos de média, com exceção do próprio Casos de Família, que chega a 4.

Ainda assim, toda tentativa é válida. A grade é a mesma há tempos, excluindo o fato de algumas intervenções sem sentido de Silvio Santos, quando encrencou em transferir o Vem pra Cá para depois do Bom Dia & Cia, que por sinal, está fazendo hora extra no ar.

Acompanhemos.


Thiago Forato é jornalista, assina a coluna Enfoque NT desde 2011, além de matérias e reportagens especiais no NaTelinha. Forato também é autor do blog https://parlandodepalmeiras.com.br. Converse com ele pelo e-mail thiagoforato@natelinha.com.br ou no Twitter, @tforatto


Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado