Desfalque no RBD Brasil

Doença grave de Anahí é causada por bactéria; explica médica

Confira a Coluna Especial escrita pela médica Luana Araújo, especialista em doenças infecciosas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)


Montagem com Anahí e os outros integrantes do RBD
Anahí se afastou dos show do RBD após grave infecção - Foto: Montagem/NaTelinha
Por Redação NT, com Dra Luana Araújo

Publicado em 19/11/2023 às 10:00,
atualizado em 19/11/2023 às 10:06

O que a Anahí tem é o que a gente chama de pielonefrite, uma infecção renal potencialmente grave, causada por bactérias. Isso normalmente acontece quando as bactérias que estão na parte inferior do nosso sistema urinário, a bexiga e a uretra, conseguem vencer os mecanismos de defesa locais e ascendem a partir da bexiga pelos ureteres, que são dois “canudinhos”, vamos dizer assim, que conduzem a urina produzida pelo rim até a bexiga.

Essa urina é para ser armazenada na bexiga e depois eliminada, mas a bactéria faz o caminho contrário, ela sobe da bexiga por essas estruturas para os rins e aí ela pode fazer uma infecção no rim. Esse quadro propriamente dito é a pielonefrite, que é condizente com o que essa cantora do RBD descreveu.

Doente, Anahí está fora do show do RBD em São Paulo

Anahí tem infecção renal grave e deixa show do RBD no Brasil às pressas

Pode doer bastante, às vezes é um quadro relativamente silencioso, que de repente causa um quadro mais florido e o paciente se assusta com aquilo. Exige tratamento venoso para esse quadro. Não é uma situação que você trate inicialmente com antibiótico via oral (pela boca). Inicialmente você trata com antibiótico venoso (medicamento na veia) e respondendo bem, você passa para antibiótico oral e aí segue o tratamento.

Rebelde no Brasil: O tratamento para doença de Anahí

Doença grave de Anahí é causada por bactéria; explica médica

O início do tratamento desse quadro, porque é potencialmente grave, exige internação hospitalar e antibiótico venoso. Não pode tratar em casa, inicialmente com antibiótico oral, não. A bactéria que normalmente ficaria no trato urinário inferior, bexiga e uretra, que causaria nesse caso uma cistite, uma infecção urinária comum baixa, ela acaba não sendo contida pelos nossos mecanismos de defesa nesses locais e consegue subir, então, desses locais para o rim.

E aí faz essa infecção que é mais séria. Isso é o que gera, na maior parte das vezes, um quadro de pielonefrite, essa bactéria que ascende a partir da uretra e da bexiga para o rim. E aí o que acontece? Essa infecção é mais comum nas mulheres (eu tenho que lembrar que a uretra é esse conduto que leva a urina da bexiga para fora do corpo). Nos homens ela passa pelo pênis, então ela tende a ser maior do que nas mulheres, porque nas mulheres a uretra é curtinha, faz só esse caminho interno, não tem um caminho externo, digamos assim, que faça diferença.

E por que isso é importante? Porque quanto mais distante essa abertura externa da uretra, quanto mais distante ela fica da região anal, menor a chance de bactérias que colonizam essa região conseguirem chegar nessa abertura da uretra, subirem a uretra para causar uma infecção urinária comum como uma cistite. E é menor ainda a chance disso sair daí e subir para os rins.

Então é uma infecção que é menos comum em homens e mais comum em mulheres, porque anatomicamente a gente está mais suscetível a isso também.


Dra. Luana Araújo - Médica especialista em doenças infecciosas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e fez mestre em Saúde Pública pela universidade Johns Hopkins Bloomberg, nos Estados Unidos.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado