Opinião

Fracasso de público em reprise, Rebelde se mostrou datada no SBT

Rebelde despencou a audiência do SBT


Elenco de Rebelde
Rebelde sofre para passar dos 2 pontos no SBT - Foto: Divulgação

No ar desde 12 de junho no SBT, a reapresentação de Rebelde (2004-2006) na faixa das 14h15 decepcionou em audiência e afugentou o público. A produção mexicana se mostrou datada e anacrônica. Agora sofre cortes bruscos pra dar espaço ao próximo produto o mais rápido possível.

É claro que agora é fácil vir como "engenheiro de obra pronta" e dizer que a novela é um fiasco. A trama acumula pouco mais de 2 pontos na Grande SP nas últimas semanas e coloca o canal de Silvio Santos bem distante da disputa pelo segundo lugar.

No entanto, foi válida a tentativa do SBT em reapresentar a novela. 10 anos depois de sua última reprise, já era hora em ver o que Rebelde podia render em um horário diferente daquele último, às 21h30.

Se nem há uma década a produção deu certo naquele horário, não seria agora que daria. Nem mesmo na exibição inédita, quando percorreu diferentes faixas, conseguiu se manter contra a novela das nove da Globo.

Reprise de Rebelde não poderia ter momento mais propício

O momento para reapresentar Rebelde foi oportuno. Afinal de contas, não é sempre que o sexteto (quinteto agora) faz um revival e lança uma turnê mundial incluindo o Brasil. O SBT quis pegar carona no retorno da banda RBD, mas nem as alas mais pessimistas do canal esperavam um retorno tão irrisório.

Confesso que também esperava números um pouco melhores, mas basta ligar a televisão e assistir alguns minutos pra se deparar com um produto extremamente difícil de acompanhar. Rebelde parece ter envelhecido mais do que realmente envelheceu. Ou o mundo mudou tão rápido nas últimas duas décadas que os jovens - e até os não tão jovens - veem a história da Televisa como uma espécie de sátira mal feita.

Rebelde foi uma boa novela entre 2004 e 2006. Mas pra ser acompanhada justamente entre 2004 e 2006. Longe de ser um produto atemporal, a trama que acompanha os estudantes da Elite Way School deve se tornar apenas uma lembrança pra quem assistiu. E pra quem não, pode ser difícil ser convencido de como aquilo fez tanto sucesso.

Faz parte do jogo.


Thiago Forato é jornalista, assina a coluna Enfoque NT desde 2011, além de matérias e reportagens especiais no NaTelinha. Forato também é autor do blog https://parlandodepalmeiras.com.br e do podcast que leva o mesmo nome. Converse com ele pelo e-mail thiagoforato@natelinha.com.br ou no Twitter, @tforatto

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado