Opinião

A desistência da Vanessa Lopes no BBB 24 e a questão mental

Especialista fala sobre a desistência no BBB 24


Vanessa Lopes em foto no BBB 24
Vanessa Lopes desistiu do BBB 24 - Foto: Reprodução/Globoplay

Participar de um reality show pode parecer divertido e emocionante, mas nem sempre percebemos os possíveis efeitos negativos que isso pode ter em nossa saúde mental. Uma situação particularmente preocupante é quando alguém começa a ter a sensação de que está recebendo sinais constantemente e acredita estar sendo alvo de alguma conspiração ou até estar sendo beneficiada de alguma forma. Essa condição pode estar associada a uma patologia chamada "transtorno delirante".

O transtorno delirante é uma condição psiquiátrica em que a pessoa desenvolve crenças falsas e fixas, que não são sustentadas pela realidade. No contexto de participar de um reality show e sentir-se constantemente vigiado e perseguido, essas crenças podem se manifestar como delírios de perseguição. A pessoa pode começar a acreditar que está sendo monitorada, seguida ou até mesmo alvo de um plano maligno.

BBB 24: Luigi e Lucas Henrique vencem a Prova do Anjo e castigam dupla

Maria Paula faz revelação sobre a morte de Bussunda: "Minha fica caiu"

Esses delírios podem levar a um estado de paranoia, em que a pessoa se sente constantemente ameaçada e desconfiada das intenções dos outros. Essa sensação de estar sendo observado e perseguido pode ser extremamente estressante e angustiante, afetando significativamente a qualidade de vida da pessoa.

É importante ressaltar que o transtorno delirante não é causado diretamente pelo reality show em si, mas sim por uma combinação de fatores, incluindo predisposição genética, experiências de vida e estresse. Participar de um programa de televisão altamente competitivo e exposto à mídia pode aumentar o estresse e desencadear ou agravar os sintomas do transtorno.

Caso alguém esteja passando por esses sintomas, é fundamental procurar ajuda profissional. Um psiquiatra ou psicólogo especializado poderá avaliar a situação, realizar o diagnóstico correto e indicar o tratamento.

Rosângela Casseano, Psicóloga e Terapeuta Cognitivo Comportamental, CEO da PsicoPass

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado