Opinião

Luana Andrade do Domingo Legal: Saiba como escolher um cirurgião plástico confiável e evitar riscos

A convite do NaTelinha, cirurgião plástico Rafael Melo explica sobre as intercorrências das cirurgias


Montagem com a assistente de palco do Domingo Legal, Luana Andrade
Luana Andrade do Domingo Legal morreu após cirurgia estética - Foto: Montagem/NaTelinha

É sempre importante saber que, ao procurar qualquer cirurgia plástica, é essencial procurar um médico que seja cirurgião plástico, que tenha experiência e que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

De maneira nenhuma o paciente deve realizar esses procedimentos com profissionais que não estejam aptos e que não tenham experiência. Qualquer que seja a cirurgia plástica, da mais simples às mais complexas, é sempre importante procurar referências, pesquisar o CFM, que é o registro médico no site do Conselho Federal de Medicina, ou o CRM, que é o Conselho Regional de Medicina de cada estado, para verificar a situação do profissional e se ele tem ou teve restrições.

Morre João Leite Neto, ex-apresentador do Cidade Alerta, aos 80 anos

Longe da TV, Maurício Mattar se desencantou da profissão de ator e hoje cria cavalos

O médico deve pedir todos os exames clínicos, atestar que o paciente está com a saúde em dia e apto a realizar a cirurgia. Através desses exames, o médico poderá saber sobre a saúde geral do paciente e assim liberar a cirurgia ou não. Também é extremamente importante a realização de qualquer cirurgia plástica em ambiente hospitalar, que tenha UTI, pois, se houver alguma intercorrência, o socorro será rápido e especializado.

Luana Andrade morreu por complicações de lipoaspiração

Nunca realizar uma cirurgia, por menor que ela seja, em um consultório, que não está preparado para um socorro, se houver necessidade. Sempre é bom lembrar que cirurgia implica em riscos. Cada organismo reage de uma maneira à anestesia (que também deve ser indicada pelo médico) e ao procedimento.

Em geral, a cirurgia plástica é muito segura se seguirmos todas essas etapas. Não sabemos o que pode ter acontecido com Luana Andrade, do Domingo Legal, que infelizmente perdeu a vida durante a cirurgia, mas, em qualquer cirurgia, até de um dente, existe a possibilidade de haver intercorrências, isso independe da equipe médica.

Nota da redação: Segundo informações da família de Luana Andrade, sua morte foi decorrente de complicações durante uma cirurgia estética de lipoaspiração, realizada ontem no Hospital São Luiz, unidade Itaim. Luana não resistiu a paradas cardiorrespiratórias.


Dr. Rafael Melo, cirurgião plástico

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado