Opinião

BBB 24 mostra força do formato na Globo, mas "gringo assediador" quase atrapalhou

Conheça os destaques do BBB 24, que termina nesta terça-feira (16) na Globo


Montagem com Davi, Boninho e Tadeu Schmidt no BBB 24
Davi, Boninho e Tadeu Schmidt são destaques no BBB 24 - Foto: Montagem/NaTelinha
Por Sandro Nascimento

Publicado em 16/04/2024 às 08:51,
atualizado em 16/04/2024 às 09:46

A 24ª temporada do BBB termina nesta terça-feira (16) na Globo e o grande vencedor, a menos que ocorra uma grande reviravolta, será o baiano Davi. Nesta edição, o reality mostrou que o formato ainda não envelheceu, continua com vigor comercial e que virou um evento na TV. Porém, algo aconteceu no BBB 24 que quase ofuscou o programa: a péssima ideia de Boninho de colocar um argentino para assediar as mulheres na casa e interferir nos rumos da atração.

O grande mérito dos diretores da emissora foi compreender a repercussão negativa com o anúncio da entrada do "gringo assediador" e recuar da decisão, ao menos é o que parece. Oficialmente, a Globo não se posicionou e Boninho, sempre tão ativo nas redes sociais, decepcionou com a falta de satisfação para o público digital que o acompanha.

Xuxa fora do ar é injustiça que a TV precisa corrigir

Aliás, para o produto BBB, considero essa presença protagonista de Boninho na internet bastante questionável. Quer queiramos ou não, o foco deveria ser Tadeu Schmidt e não o próprio diretor. Ele é o único caso de um diretor que é um influenciador. O que sobra para o apresentador? Considerando que Boni filho faz os principais anúncios nas redes sociais sobre o reality.

Ainda sobre o caso do "gringo assediador", é fácil entender por que a Globo não se posicionou, foi uma forma de não expor seu diretor. Fica o dito pelo não dito e seguimos em frente. A aposta deve ter sido no esquecimento da situação pelo público.

Boninho no BBB 24

Mas quando Boninho deixa a vaidade de lado, se distancia do papel de influenciador e atua na direção do programa, mostra por que está desde o começo no comando do jogo criado pela produtora Endemol.

Ele é a peça importante no xadrez para o xeque-mate. Atuou de forma essencial para o BBB manter o interesse do público e em dois momentos se destacou. O primeiro foi quando percebeu que poderia perder Davi, o grande protagonista da edição 2024. Ao conversar com o participante dentro do confessionário, conseguiu reverter a situação. A conversa foi direta e mais eficaz do que uma consulta com um psicólogo.

Encontro de Bethânia e Caetano no Caldeirão com Mion virou um chororô chato na Globo

Dentro do confessionário, disparou para Davi: “Você sabe com quem você tá falando, né!?", perguntou. "Com quem?", quis saber o motorista de aplicativo. "Com o dono da porra toda", respondeu Boninho.

Em outro momento, foi acabar com uma forte bronca (necessária) a baixaria que transformou a briga entre MC Binn e Davi no Sincerão. Boninho foi cirúrgico.

O produto BBB 24

BBB 24 mostra força do formato na Globo, mas \"gringo assediador\" quase atrapalhou

O formato do BBB continua sendo um grande evento no início da programação da Globo. Transformou-se em um fenômeno cultural no Brasil, mostrando ainda a força da TV aberta. O programa tem grande apelo nas agências de propaganda e faz a Globo faturar mais em quatro meses do que algumas emissoras de TV no ano todo.

Segundo a Globo, o BBB 24 teve 31 marcas presentes no programa: 16 patrocinadoras e 15 nas dinâmicas e ações de conteúdo. Ainda de acordo com a emissora, dentre as ações comerciais apresentados, se destacou a marca Neosaldina, que cresceu 160% em vendas do produto nas farmácias.

Audiência do BBB :

  • Rio de Janeiro – 24 pontos e 46% de participação.

  • São Paulo – 20 pontos de audiência e 43% de participação.

  • PNT – 20 pontos e 43% de participação. 

A Globo também divulgou que, nas redes sociais, o BBB 24 representou 86% de tudo que foi comentado sobre a emissora entre janeiro e abril, figurando todos os dias entre os assuntos mais discutidos do Brasil e do mundo.

No X/Twitter, o reality de confinamento teve, em média, 43 termos por dia nos Trending Topics do Brasil e 11 termos nos Trending Topics mundiais. Aqui faço uma ressalva, acredito que muitos dos números exibidos pela emissora de engajamento nas redes sociais são inflados artificialmente com perfis contratados, mas isso é uma outra história.

Corte bilionário e alto lucro na Globo levaram homem da grana a chefão do Globoplay 

Mas isso não significa que não tenha força nas redes. É, sem dúvida, um produto transmídia, e isso chama a atenção do mercado publicitário. Essa força digital fez com que o Globoplay, nesta edição de 2024, registrasse um recorde histórico de consumo de horas no primeiro trimestre do ano. Foi, disparado, o portfólio mais assistido dentro do streaming.

BBB 24 foi sucesso também fora da Globo

O sucesso do Big Brother Brasil foi tão expressivo que ultrapassou as barreiras da Globo. Até a concorrência se beneficiou. A RedeTV!, com o programa Tarde é Sua, e o SBT, com o Fofocalizando, fizeram do produto seu principal conteúdo neste início de ano. Isso fez com que essas atrações atingissem bons índices de audiência e também tivessem grande  repercussão na web.

BBB 24 mostra força do formato na Globo, mas \"gringo assediador\" quase atrapalhou

Isso acontece porque a Globo conseguiu fazer o BBB ter um apelo similar ao de um jogo de campeonato de futebol na televisão. As torcidas são organizadas e inflamadas de paixão e ódio pelos adversários. Encontro, Mais Você, Fantástico, É de Casa, Domingão, Caldeirão, Altas Horas, todos os principais produtos da emissora se beneficiaram com o sucesso do reality. A Globo sabe como promover seus produtos.

Infelizmente, a Record ainda não aprendeu com A Fazenda. Lá, sua principal audiência é o Cidade Alerta, do qual os anunciantes fogem e os profissionais do mercado publicitário sabem o quão perigoso é associar um produto premium com um programa policial. O que sobra? Hora do Faro anda capegando.

O Big Brother Brasil 2024 sai do ar, entrando para a história do programa como um dos mais icônicos já exibidos. Para o futuro, a Globo precisa se preocupar com o crescimento das apostas das BETs. Até que ponto o resultado do programa pode ser influenciado com o forte dinheiro ofertado por esse negócio que vem crescendo no país? O perigo é que o público, que tem o controle remoto, perca o poder de decisão.

O brasileiro gosta de reality de confinamento, assim como de novela e futebol. Na TV, o ano só começa depois do BBB. Hoje, a emissora que não aposta nesse filão, nada contra a correnteza. Parabéns aos envolvidos.

Termometro

Expresse seus sentimentos aos participantes do BBB 24

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado