Opinião

Luana Andrade do Domingo Legal: Saiba como escolher um cirurgião plástico confiável e evitar riscos

A convite do NaTelinha, cirurgião plástico Rafael Melo explica sobre as intercorrências das cirurgias

Luana Andrade do Domingo Legal morreu após cirurgia estética - Foto: Montagem/NaTelinha
Por Redação NT , com Dr. Rafael Melo, cirurgião plástico

Publicado em 07/11/2023 às 16:49:00,
atualizado em 07/11/2023 às 16:50:37

É sempre importante saber que, ao procurar qualquer cirurgia plástica, é essencial procurar um médico que seja cirurgião plástico, que tenha experiência e que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

De maneira nenhuma o paciente deve realizar esses procedimentos com profissionais que não estejam aptos e que não tenham experiência. Qualquer que seja a cirurgia plástica, da mais simples às mais complexas, é sempre importante procurar referências, pesquisar o CFM, que é o registro médico no site do Conselho Federal de Medicina, ou o CRM, que é o Conselho Regional de Medicina de cada estado, para verificar a situação do profissional e se ele tem ou teve restrições.

Morre João Leite Neto, ex-apresentador do Cidade Alerta, aos 80 anos

Longe da TV, Maurício Mattar se desencantou da profissão de ator e hoje cria cavalos

O médico deve pedir todos os exames clínicos, atestar que o paciente está com a saúde em dia e apto a realizar a cirurgia. Através desses exames, o médico poderá saber sobre a saúde geral do paciente e assim liberar a cirurgia ou não. Também é extremamente importante a realização de qualquer cirurgia plástica em ambiente hospitalar, que tenha UTI, pois, se houver alguma intercorrência, o socorro será rápido e especializado.

VEJA TAMBÉM

Luana Andrade morreu por complicações de lipoaspiração

Nunca realizar uma cirurgia, por menor que ela seja, em um consultório, que não está preparado para um socorro, se houver necessidade. Sempre é bom lembrar que cirurgia implica em riscos. Cada organismo reage de uma maneira à anestesia (que também deve ser indicada pelo médico) e ao procedimento.

Em geral, a cirurgia plástica é muito segura se seguirmos todas essas etapas. Não sabemos o que pode ter acontecido com Luana Andrade, do Domingo Legal, que infelizmente perdeu a vida durante a cirurgia, mas, em qualquer cirurgia, até de um dente, existe a possibilidade de haver intercorrências, isso independe da equipe médica.

Nota da redação: Segundo informações da família de Luana Andrade, sua morte foi decorrente de complicações durante uma cirurgia estética de lipoaspiração, realizada ontem no Hospital São Luiz, unidade Itaim. Luana não resistiu a paradas cardiorrespiratórias.


Dr. Rafael Melo, cirurgião plástico

TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS