Tesoura

Globo corta último capítulo de A Favorita e personagens ficam sem final

Edição eliminou cerca de 50 minutos do desfecho original e revoltou fãs da novela; saiba o que ficou de fora


Lilia Cabral como Catarina em cena do último capítulo de A Favorita que foi cortada do Vale a Pena Ver de Novo
Quem assistiu à reprise de A Favorita não sabe que Catarina largou Vanderlei e foi embora com Stela - Foto: Reprodução/Globo
Por Walter Felix

Publicado em 12/11/2022 às 18:05,
atualizado em 14/11/2022 às 12:42

A Globo exibiu o último capítulo da reprise de A Favorita na sexta-feira (11), mas cortou mais da metade das cenas da novela, exibida pela primeira vez na emissora entre 2008 e 2009. O desfecho apresentado no Vale a Pena Ver de Novo suprimiu várias sequências importantes, o que deixou personagens de destaque, como Catarina (Lilia Cabral), sem final.

Para se ter uma ideia de quanto conteúdo ficou de fora, o último capítulo original de A Favorita, que foi ao ar em janeiro de 2009, teve 1 hora e 21 minutos de duração, contra apenas 31 minutos do desfecho da reprise. Ficaram de fora cerca de 50 minutos do fim da história protagonizada por Flora (Patricia Pillar) e Donatela (Claudia Raia).

Quem assistiu à reprise de A Favorita no Vale a Pena Ver de Novo não soube que Catarina desmanchou o noivado com Vanderlei (Alexandre Nero) para viajar com Stela (Paula Burlamaqui). A despedida de Léo (Jackson Antunes), com uma insinuação de que ele tenha estuprado a filha Mariana (Clarice Falcão), foi outra sequência eliminada.

O parto de Maria do Céu (Deborah Secco) também não foi exibido. Ela deu à luz debaixo de uma árvore, e o menino recebeu o nome dos três avós: Marcelo Edvaldo Donizete. Também não passou a cena em que Cassiano (Thiago Rodrigues) reata com Alícia (Taís Araujo), indicando um final feliz para o casal, nem mesmo o casamento entre Cida (Claudia Ohana) e Juca (Bento Ribeiro) e a saída da prisão de Diva (Giulia Gam).

Público reclamou nas redes sociais sobre cortes no fim de A Favorita

imagem-texto

A edição preferiu privilegiar os personagens principais. A reprise manteve praticamente na íntegra a sequência em que Flora mantém Donatela e Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia) reféns. Além dos protagonistas, os finais românticos de Lara (Mariana Ximenes) e de Irene (Gloria Menezes) foram mantidos, assim como o desfecho de Silveirinha (Ary Fontoura), que volta a empresariar duplas sertanejas mirins.

Nas redes sociais, os fãs da novela de João Emanuel Carneiro reclamaram. “Cortaram todos os finais [dos personagens] coadjuvantes? Nem a pobre da Catarina permitiram ter um desfecho?”, reagiu um internauta, no Twitter. “Cortaram a parte que a Irene fala que vai fazer de tudo pra manter ela presa”, identificou outro. “Cortaram a cena do final da Flora até ser levada para o presídio”, percebeu um terceiro.

A última semana de A Favorita dividiu espaço na programação da Globo com os primeiros capítulos de O Rei do Gado, que, a partir desta segunda-feira (14), passa a ocupar sozinha a vaga no Vale a Pena Ver de Novo. Prática comum nas reprises da emissora desde 2014, essa "dobradinha" acaba prejudicando a reta final das novelas em cartaz, o que também aconteceu com Por Amor e, mais recentemente, com O Cravo e a Rosa.

O NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoiler das novelas em exibição. Confira!

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado