- Emissora: Globo
- Estreia: 17/06/1996
- Gênero: Drama
- Classificação: 10 anos
- Autor: Benedito Ruy Barbosa
- Direção: Luiz Fernando Carvalho
O Rei do Gado foi uma novela da Globo exibida originalmente entre 17 de junho de 1996 e 14 de fevereiro de 1997, em 209 capítulos. Criada e escrita por Benedito Ruy Barbosa, com colaboração de Edmara Barbosa e Edilene Barbosa, foi dirigida por Luiz Fernando Carvalho, Carlos Araújo, Emilio Di Biasi e José Luiz Villamarim, com direção geral e de núcleo de Luiz Fernando Carvalho.
A história começa na primeira metade do século XX, com o amor proibido entre os jovens Enrico (Leonardo Brício) e Giovanna (Letícia Spiller), que pertencem a famílias rivais, os Mezenga e os Berdinazzi, respectivamente. Tendo a Segunda Guerra Mundial como pano de fundo, o casal supera as desavenças para viver esse romance. Só que o ódio entre os dois clãs atravessa gerações.
Nos anos 1990, o filho dos enamorados, Bruno Mezenga (Antonio Fagundes) fez fortuna e se tornou "o rei do gado". Um homem de sucesso nos negócios, mas com vários problemas dentro de casa, com a mulher Léa (Silvia Pfeifer) e os filhos, Marcos (Fábio Assunção) e Lia (Lavínia Vlasak). Cruza o seu caminho a jovem boia-fria Luana (Luana Piovani), que ele nem desconfia ser uma herdeira dos Berdinazzi.
À procura do paradeiro de Luana está Jeremias Berdinazzi (Raul Cortez), que se culpa por ter dado o golpe no irmão, pai da moça. No encalço da sobrinha, ele acaba sendo vítima de uma farsante: Rafaela (Gloria Pires) chega à fazenda do ricaço dizendo ser sua sobrinha desaparecida. O encontro com Bruno, mais adiante na história, faz renascer os conflitos entre as famílias inimigas.
A novela foi um grande sucesso em sua exibição original e ganhou algumas reprises: no Vale a Pena Ver de Novo, em 1999 e em 2015, e no canal Viva, em 2011. Será novamente reapresentada na faixa tradicional das tardes da Globo a partir de novembro de 2022.