Biografia

"A vivência da criança solitária tem muito a ver com a arte do ficcionista"

  • Nome: João Emanuel Carneiro Silva
  • Nascimento: 17/02/1970
  • Idade: 50 anos
  • Signo: Aquário
  • Estado civil: Solteiro
  • Profissão: Escritor
  • País: Brasil
  • Cidade: Rio de Janeiro (RJ)

João Emanuel Carneiro é escritor, um dos principais autores de novela do Brasil. Começou a carreira aos 14 anos, colaborando com o cartunista Ziraldo em histórias em quadrinhos. Antes de ingressar na TV, contribuiu em roteiros de filmes de grande sucesso, como Central do Brasil (1998), indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

Também foi roteirista colaborador nas minisséries A Muralha (2000) e Os Maias (2001), de Maria Adelaide Amaral, e da novela Desejos de Mulher (2002), de Euclydes Marinho. Estreou como titular com Da Cor do Pecado (2004), que marcou o horário das 19h da Globo com grande audiência para os padrões da época.

Dois anos depois, retornou ao horário com Cobras & Lagartos (2006), novamente com sucesso. A novela também elevou os índices da emissora no Ibope e garantiu ao autor sua estreia no horário nobre com A Favorita (2008). Centrada no antagonismo entre Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Cláudia Raia), a trama inovou ao entrar no ar sem definição de quem seria a vilã e a mocinha.

A consagração do autor prosseguiu com Avenida Brasil (2012), que parou o país e marcou a história da TV com a saga de vingança de Nina (Débora Falabella) contra Carminha (Adriana Esteves). Três anos depois, escreveu A Regra do Jogo (2015), lançada com grande expectativa, mas que decepcionou a crítica e o público.

Em 2018, assinou Segundo Sol, novela com audiência regular, alvo de críticas pela ausência de atores negros em uma trama ambientada na Bahia. O autor volta ao horário nobre em 2021, com Olho por Olho. Em seu currículo na TV, consta ainda a minissérie A Cura (2010), de suspense e realismo fantástico, além de trabalhos com supervisão de texto.

É irmão da atriz Cláudia Ohana.