Ficou de lado

Globo prioriza Avenida Brasil, picota reta final de Por Amor e internautas chiam

A novela de Manoel Carlos teve só 15 minutos de arte nesta quarta-feira (09)


Tela dividida com protagonistas de Avenida Brasil e Por Amor
Avenida Brasil e Por Amor dividem a faixa do Vale a Pena Ver de Novo nesta semana. Foto: Divulgação

Internautas não ficaram nada felizes com a Globo por conta do tratamento dado à reta final da reprise de Por Amor. Houve chiadeira geral nesta quarta-feira (09) depois que a novela foi ao ar, dando prioridade a Avenida Brasil e porque sequências importantes foram picotadas.

Desde o início desta semana as duas estão dividindo o espaço do Vale a Pena Ver de Novo e parte dos fãs passou a reclamar que Avenida Brasil esteja ganhando espaço maior em detrimento da reta final de Por Amor que, para eles, merecia um tratamento melhor.

A usuária do Twitter Júlia escreveu sobre o tema. "Avenida Brasil tá durando mais tempo que Por Amor, custava esperar uma acabar pra começar outra? Por amor não merecia esse picote todo na última semana. Absurdo!", reclamou da dobradinha. E houve quem concordasse. "A edição de #PorAmor tava tão boa... Com cortes, mas tudo bem feito, mantendo os ganchos originais. Pra chegar na última semana e fazerem isso. Por isso que essa porra de dobradinha tem que acabar", escreveu Greg na mesma rede social.

A reclamação procede. Levantamento do NaTelinha indica que o antepenúltimo capítulo de Por Amor teve apenas 15 minutos no ar, enquanto Avenida Brasil garantiu mais do que o dobro, 33.  Ao longo da semana, as duas tiveram capítulos mais ou menos do mesmo tamanho. A estreia da produção escrita por João Emanuel Carneiro teve 34 minutos na última segunda-feira (07), no mesmo dia, a outra ficou com 34. Ontem, a situação se inverteu, Avenida Brasil ocupou 30 minutos da faixa e Por Amor 31.

A dobradinha no Vale a Pena Ver de Novo começaram em 2015 quando a reta final de Cobras e Lagartos dividiu o horário com a estreia de O Rei do Gado. De lá para cá, a Globo utilizou o recurso nas últimas oito tramas exibidas na faixa até chegar em Por Amor e Avenida Brasil. 

Vale lembrar, no entanto, que boa parte das dobras aconteceram inversamente, com a reta final de uma obra sendo exibida antes da semana inicial da nova. Neste ano, a decisão da cúpula do canal se deu porque o Vale a Pena estava com audiência estável e o objetivo era fazer o público 'ser obrigado' a aguardar o desfecho da obra que está chegando no fim ao mesmo tempo que se acostuma com a novidade.

Por Amor e Avenida Brasil no Ibope

De toda forma, desde que Avenida Brasil estreou, os números do Ibope da faixa cresceram e até ajudaram Por Amor. Na segunda-feira, a novela de João Emanuel Carneiro alcançou a melhor audiência de um primeiro capítulo do Vale a Pena Ver de Novo em 20 anos. Com isso, a história de Helena (Regina Duarte) marcou 24 e conquistou a melhor média de um capítulo da faixa na década.

As prévias de hoje indicaram que a primeira ficou com 18,9 pontos enquanto a segunda ficou com 21,8. Mas sem o apoio de qualquer novela, Por Amor terminará com a melhor média geral da década empatada com Senhora do Destino.

Veja as reclamações da web

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado