Rumo à Argentina

A Favorita: Catarina e Stela ficam juntas? Saiba o final

Dona de casa desiste de casamento com verdureiro e toma decisão surpreendente no último capítulo da novela


Paula Burlamaqui e Lilia Cabral como Stela e Catarina em cena da novela A Favorita, em reprise no Vale a Pena Ver de Novo, na Globo
Em A Favorita, Stela e Catarina embarcam em viagem no último capítulo - Foto: Reprodução/Globo
Por Walter Felix

Publicado em 31/08/2022 às 14:40,
atualizado em 31/08/2022 às 15:04

Em A Favorita, Catarina (Lilia Cabral) vai se ver livre da violência de Leonardo (Jackson Antunes) e colocar o marido para correr. Na reta final da novela da Globo, em reprise no Vale a Pena Ver de Novo, a cozinheira cede às investidas de Vanderlei (Alexandre Nero) e aceita o pedido de casamento do verdureiro. Só que, no fim das contas, é com Stela (Paula Burlamaqui) que a dona de casa vai ficar.

Nas últimas semanas de A Favorita, Catarina e Vanderlei engatam um romance. Quem não gosta nada dessa história é Stela, que se percebe apaixonada pela amiga. Isso acontece depois de a nova morada de Triunfo revelar à filha de Copola (Tarcísio Meira) que foi casada por anos com outra mulher, que morreu recentemente.

Ver Catarina e Vanderlei felizes juntos vai fazer Stela sofrer intensamente. Por isso, a empresária do ramo alimentício resolve sair da cidade. O anúncio surpreende a todos, e logo a ex-mulher de Leonardo descobre que a amiga se apaixonou por ela. Um triângulo amoroso se instala, fazendo com que a irmã de Cida (Claudia Ohana) fique dividida entre um homem e uma mulher.

No último capítulo da novela, prestes a subir ao altar com Vanderlei, Catarina põe fim à relação. Ela chama o feirante para uma conversa em sua casa e diz a ele que não quer mais se casar. A moça garante que ama o noivo, mas não está disposta a trocar alianças novamente antes de investir em um processo de autoconhecimento.

Dias depois, Catarina conta à família que aceitou a ideia de viajar com Stela para a Argentina. “Estou com medo desse avião que me pelo”, confessa a mãe de Mariana (Clarice Falcão) – esta, por sua vez, dá à luz sem revelar a ninguém a identidade do pai da criança, e se acerta com Shiva Lênin (Miguel Rômulo) nos momentos finais da trama.

Catarina então se despede da família e vai embora com Stela, a caminho do aeroporto. “Fiquei tão feliz por você ter aceito meu convite”, comemora a empreendedora. “Tudo por influência sua! Ai, vou pegar o avião e sair do país! Que loucura, menina”, vibra a ex-dona de casa. “Uma triunfense pelo mundo”, brinca a primeira. “Lá vamos nós”, finaliza a segunda.

Em A Favorita, Stela deixa Catarina chocada ao revelar que é lésbica

A Favorita: Catarina e Stela ficam juntas? Saiba o final

Antes de terem um final feliz juntas, Catarina e Stela terão uma conversa decisiva. Certo dia, a personagem de Lília Cabral vai ver uma foto da vizinha com outra mulher. A dona do restaurante conta que aquela era uma amiga muito íntima, que morreu há pouco tempo. Mais tarde, a nova moradora da região decide abrir seu coração e, emocionada, conta a verdade: “A Isabel era mais do que uma amiga”.

“Eu entendi, perfeitamente. Ela era uma grande amiga, a maior amiga, uma irmã”, desconversa Catarina, sem entender direito o que Stela quer dizer. Esta, então, explica que é lésbica e que foi casada com outra mulher. “A Isabel era o meu amor. A minha amada. A minha amante. A minha namorada”, dispara a personagem vivida por Paula Burlamaqui.

“Como é que é isso?”, reage Catarina, atônita com a revelação. “Eu fui casada com essa mulher. Eu e a Isabel vivemos juntas durante 10 anos. Você está chocada?”, questiona Stela, que ouve: “Não, não é isso, não… Pelo amor de Deus, não me leve a mal. Eu não esperava. Posso ser sincera? Na verdade, eu não entendo muito bem dessas coisas”.

Mais adiante na história, Catarina acaba dando com a língua nos dentes e conta o que soube para Leonardo. O cafajeste trata de espalhar a revelação sobre a sexualidade de Stela para todos na cidade, prejudicando o restaurante. A loira será alvo de preconceito dos moradores de Triunfo, que agem com homofobia diante da descoberta.

O NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoiler da novela A Favorita. Confira!

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado