Enfoque NT

Fenômeno na TV e web, Sônia Abrão domina arte de seduzir, influenciar e informar público

Sônia Abrão domina como poucos profissionais o veículo televisão


Sônia Abrão usando um vestido de cor vinho  no cenário do programa A Tarde é Sua
Sônia Abrão atravessa quase quatro décadas na TV - Foto: Reprodução/RedeTV!
Por Thiago Forato

Publicado em 13/05/2022 às 06:21,
atualizado em 13/05/2022 às 07:25

Desde 2006 no A Tarde é Sua, Sônia Abrão continua fazendo diariamente nas tardes da RedeTV! o que sempre fez de melhor: noticiar, entreter e numa espécie de experiência hipnótica, fisgar o telespectador por duas horas falando de TV e famosos. E durante três meses, tendo o BBB como tema central das discussões. Há quase 40 anos no ar, não é para qualquer um.

Sônia é um nome tarimbado das nossas tardes há anos, e a jornalista possui um talento de poucos. A de segurar qualquer tipo de assunto por horas até. Tive a oportunidade de acompanhar o programa uma vez nos bastidores no inverno de 2017 e constatei aquilo que já sabia há muito tempo.

Com exímia capacidade de raciocínio e análises contundentes ao vivo, a jornalista consegue segurar o rojão sozinha, se necessário. O traquejo em transformar algo aparentemente simplório e raso numa grande discussão para fazer o programa render também denotam o quanto ela está acima do patamar de quase qualquer outro profissional de TV que entra em parafuso se cair o roteiro ou teleprompter.

A apresentadora resiste ao tempo. Confesso que me surpreendi quando, em conversa com Paulo Leal, Head da FluenceMedia, empresa especializada em redes sociais, marketing de influência e entretenimento, ele colocou Sônia Abrão como parte importante da engrenagem que ajuda a construir o sucesso do Big Brother Brasil. "O último post dela sobre o BBB tem 1 milhão de curtidas, sem nenhum impulsionamento. Absolutamente orgânico. Acaba reverberando positivamente em audiência para o programa", assegurou ele ao NaTelinha.

Sônia Abrão é campeã de vendas e de audiência na RedeTV!

imagem-texto

É difícil mensurar o quanto Sônia consegue contribuir para o sucesso do BBB. É surreal dizer que a jornalista tenha papel imprescindível na vida do reality. Seria uma invencionice categorizar isso, mas é inegável também que tudo que ela diz ou escreve, tem um peso realmente impressionante. Capaz de agitar e mobilizar torcidas e até mudar opiniões. Nas redes sociais, possui mais seguidores - atualmente conta com 3,7 milhões -, que apresentadores da própria Globo como Patrícia Poeta (2,9 milhões), André Marques (2,8 milhões) e Márcio Garcia (3,1 milhões), por exemplo.

Sabendo disso, talvez, Boninho, diretor do BBB, declarou amor à Sônia. "Sonia Abrão, eu te amo, fala da Globo, fala do Big Brother inteiro. Adoro, é isso que eu quero, é isso que a gente quer. É muito legal a gente estar tendo um programa de televisão na Globo que todo mundo tá falando", afirmou ele durante palestra na Rio2C em 26 de abril.

É bom lembrar que Sônia Abrão está na RedeTV!. É campeã de vendas comerciais e de audiência do canal. Dá 2 pontos na Grande SP de acordo com números do Kantar Ibope, pontuação esta que não é vista por nenhum outro programa da casa, que vive emaranhado no traço. E repercute mais que concorrentes diretos como o Fofocalizando, do SBT, mesmo tendo uma audiência superior, e teoricamente, um alcance maior.

Como escrevi lá no início do texto... Não é pra qualquer um.


Thiago Forato é jornalista, assina a coluna Enfoque NT desde 2011, além de matérias e reportagens especiais no NaTelinha. Forato também é autor do blog https://parlandodepalmeiras.com.br. Converse com ele pelo e-mail thiagoforato@natelinha.com.br ou no Twitter, @tforatto

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado