Coluna Especial

A Fazenda 2020 é a grande oportunidade para Biel "limpar" a própria imagem

Cantor está participando na edição 2020 do reality de confinamento da Record


O cantor Biel participa de A Fazenda
Divulgação
 
"Errei e peço perdão, mas não tenho de ser alvo de linchamento virtual para sempre", disse o cantor Biel, 24 anos, em entrevista ao jornalista João Batista Jr., da revista Veja, em abril passado. O apelo é legítimo. Mas não é o entendimento do "Supremo Tribunal da Internet", que acusa, julga e condena sem dó nem piedade.

Biel vem sendo "cancelado" há alguns anos devido a uma série de polêmicas. Em 2016, no auge do sucesso, foi acusado de assediar uma repórter durante um encontro com jornalistas para divulgar um projeto. Pretendendo sair do olho do furacão e "descansar" a imagem, o cantor aterrissou em Los Angeles, na Califórnia, onde se viu em meio à nova controvérsia com uma ex-namorada. A moça o culpou por agressão e abuso. Recentemente, no final de agosto, mais uma polêmica para a conta: desta vez, com um ex-empresário e um youtuber, que o acusam de não honrar dívidas.

Antes do pré-confinamento quinzenal para integrar a 12ª edição de A Fazenda, outra confusão: o cantor concedeu uma entrevista exclusiva ao jornalista Leo Dias, publicada na última segunda-feira (07). Na conversa, Biel falou sobre a sua trajetória de polêmicas e o que esperava da própria participação no reality show da Record. Detalhe: o cantor supostamente descumpriu uma regra contratual ao falar antes da hora sobre a sua presença no programa.

A entrevista, em vídeo, precisou ser removida em meio a um burburinho de que o artista poderia ser expulso do reality, além de arcar com uma eventual multa rescisória de R$ 100 mil. O fato é que a Record manteve Biel no programa, que estreou na última terça-feira (08), quebrando recordes de audiência.

A Fazenda 2020, a propósito, é a grande oportunidade para o cantor "limpar" a própria imagem. Se ele vai conseguir, somente o tempo e os próximos episódios (dentro e fora do reality) dirão. Tudo vai depender, claro, da sua postura de agora em diante. Conduta é a "palavrinha mágica" em se tratando de crises de imagem.

Sugiro que ao longo do programa, dispondo da grande visibilidade de A Fazenda 2020, Biel reconheça genuinamente os seus erros passados, seja transparente ao lidar com eles, assuma as responsabilidade que lhe couberem e, sobretudo, adote uma nova postura: amadurecida, equilibrada, responsável e, principalmente, discreta – longe de confusões (o que já não aconteceu, após bater no pênis de um participante e apertar o bumbum de outro após a primeira festa). As críticas ao longo dos últimos anos são um "lembrete" de que ele precisa mudar, crescer e evoluir.

Aqui mesmo, no  NaTelinha, expliquei em outra ocasião que celebridades são pessoas que se notabilizaram em áreas de atuação específicas. São portadoras de atributos valorizados, e influenciam diretamente estilos de vida, consumo de produtos e padrões de comportamento de milhares ou milhões de indivíduos. Espera-se que sejam um modelo de conduta. A partir do momento em que destoam da expectativa, é como se quebrassem a "aura de encanto" que têm ao redor de si. Acabam decepcionando, perdendo público, prestígio e dinheiro.

A Fazenda 2020: A chance de Biel para evoluir

A Fazenda 2020 é a grande oportunidade para Biel \"limpar\" a própria imagem

Foi exatamente o que aconteceu com o Biel nos últimos tempos. Até então no auge, as sucessivas crises de imagem minaram a sua reputação e afetaram diretamente o seu bolso, a ponto de fazê-lo rescindir o contrato com a Warner, sua antiga gravadora.

Na entrevista ao colunista Leo Dias, o cantor confirmou: "Antes [das controvérsias] subia milhões. Hoje, ainda sobe 10% das músicas antigas. Eu não tenho mais poder sobre a minha história, eles [da gravadora] nunca mais aceitaram música nenhuma minha", revelou. Ao jornalista João Batista Jr., em abril, Biel contou: "Fiquei famoso e rico muito jovem, perdi meu chão. Virei um personagem bad boy, não comprei uma casa e gastava em carro", reconheceu.

Não quero ser injusto, mas, talvez, tenha faltado orientação profissional ao cantor. Alguém para colocar limites, e, simplesmente, dizer: "você é famoso, mas não pode tudo, meu caro". Biel cometeu uma série de equívocos que personalidades públicas não podem se dar ao luxo de incorrer. Ele não compreendeu que celebridades vivem sob "vigilância" constante. Todos aqueles que têm uma projeção pública sempre estão sendo observados. É como se vivessem numa espécie de vitrine: tudo o que fazem publicamente, e até no âmbito privado, é visto, apontado, analisado, criticado e condenado. É preciso ter parcimônia. Não há espaço para deslizes.

O público sempre cobrou boa postura. A diferença é que agora, no contexto da hiperconectividade possibilitada pelas mídias sociais, este fator tem se tornado mais evidente. Não adianta apenas reclamar que está sendo alvo de linchamento virtual para sempre. Esse é o "Supremo Tribunal da Internet".  Isto é ser famoso no século 21. Desejamos que Biel possa aproveitar a oportunidade em A Fazenda 2020 não apenas para "limpar" a própria imagem, mas para evoluir: como artista e como pessoa.


Higor Gonçalves é jornalista especializado em personal branding (gestão estratégica de marca pessoal).

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado