Problemas à vista

Coronavírus: Famosos "sem noção" comprometem imagem ao ignorar doença, diz especialista

Anitta, Leonardo, Larissa Manuela e Olivier Anquier tiveram atitudes controvérsias durante o coronavírus


Anitta, Leonardo e Olivier Anquier
Montagem NaTelinha

Na tarde da última terça-feira (17), Anitta curtiu um passeio de barco na companhia de amigos, ignorando as recomendações das autoridades para manter o isolamento e evitar a disseminação do novo coronavírus. Assim como a poderosa, que vai completar 27 anos no próximo dia 30 de março (e que resolveu cancelar a própria festa de aniversário em virtude da pandemia), outros famosos estão negligenciando a gravidade da Covid-19: o chef Olivier Anquier, o cantor Leonardo e a atriz Larissa Manoela.

Integrante do reality gastronômico Bake Off Brasil, do SBT, Olivier Anquier está sendo “cancelado” na internet após criticar publicamente as medidas preventivas de controle do avanço da doença. Em publicação no Instagram (removida posteriormente), o chef e apresentador francês naturalizado brasileiro usou o termo “paranoia” para classificar a situação.

“Eu me recuso! Eu me recuso a aceitar essa paranoia injetada a força. Eu me recuso a ser hipócrita. Eu me recuso a ser covarde. Me recuso a ser mais um boi do rebanho. Me recuso a me esconder em casa e abandonar meus clientes que saíram de casa e foram nas minhas padarias ou restaurantes”, disse Anquier.

O post repercutiu negativamente entre os seus mais de 600 mil seguidores, sendo criticado, inclusive, por outras celebridades, que condenaram a atitude do chef badalado. “Uma pena, uma temeridade você não reconhecer a gravidade da situação. Estamos só no começo da chegada do vírus aqui. Todos os países que desconsideraram sua importância estão numa severa crise sanitária agora. Isso se chama egoísmo e irresponsabilidade”, lastimou a atriz Julia Lemmertz.

Outro que resolveu dar de ombros para as recomendações médicas foi o cantor Leonardo. Durante um show no interior de São Paulo na noite do último domingo, 15, o artista minimizou o poder de contaminação do coronavírus e comparou a nova doença ao HIV. “Trinta milhões de pessoas no Brasil têm HIV. Trinta milhões. Vamos ser sinceros… ninguém usa camisinha. Agora, 900 casos confirmados, tem que usar máscara! Eu cheguei à conclusão que: a gente morrer f…dendo é melhor do que morrer tossindo”, disse o sertanejo, sendo ovacionado pela plateia. Na web, contudo, a declaração gerou grande revolta.

Completando o time de celebridades “sem noção”, Larissa Manoela decidiu ignorar os pedidos de isolamento e resolveu curtir a praia no Rio de Janeiro. Recém-contratada pela TV Globo, a atriz e cantora, que se mudou para a capital fluminense no começo de março, tem aproveitado bastante a chegada à cidade maravilhosa. Ao lado de amigos, do namorado e até de animais de estimação, a artista tem posado em locais públicos e se mostrado bastante tranquila nas fotos e nos vídeos postados nas mídias sociais. A eterna Maria Joaquina de “Carrossel” (SBT), definitivamente, ainda não sabe o que é quarentena.   

No coronavírus, artistas podem prejudicar imagem

O quanto essas “bolas foras” podem impactar a imagem das celebridades junto ao público? Quem responde é Higor Gonçalves, jornalista especializado em personal branding (gestão estratégica de marca pessoal), ouvido pelo NaTelinha.

“Celebridades são indivíduos que se destacaram em suas áreas de atuação a ponto de conquistarem grande atenção e se notabilizarem. São portadoras de características e atributos valorizados e desejados pela maioria. Influenciam diretamente não apenas o consumo de produtos, mas, sobretudo, os estilos de vida e os padrões de comportamento de milhares ou até milhões de pessoas. Espera-se que sejam um modelo de conduta. A partir do momento em que destoam dessa expectativa, é como se quebrassem a ‘aura de encanto e magia’ que têm ao redor de si. Acabam decepcionando. E perdendo público, além de prestígio e dinheiro com as atitudes”, explica.

“Em relação especificamente à situação de pandemia acarretada pela disseminação do Covid-19, recomendo que as celebridades emprestem as suas imagens e doem o próprio tempo em prol desta que é a maior causa social do momento. Que utilizem a fama e a influência que têm junto aos seus fãs e admiradores para colaborarem com informações, e, sobretudo, com atitudes e exemplos responsáveis. Estes gestos de solidariedade, ao meu ver, só reforçarão o vinculo das pessoas com os seus ídolos. Todos ganham”, finaliza.

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado