ClickTV

Automobilismo virtual poderia ser alternativa a canais esportivos na quarentena

"Jogos de videogame" com pilotos vêm se tornando alternativo em período de pandemia


Carros de corrida virtual
Corridas virtuais vêm ganhando espaço com direito a show, hino e entrevistas com pilotos

Nesta quarentena forçada por conta do novo coronavírus, a televisão passou a contar com audiência mais alta. Canais como GloboNews, BandNews e a novata CNN Brasil tem figurado entre os primeiros colocados e juntos passaram a responder por grande parte do Ibope em relação aos abertos, atingindo o segundo lugar, atrás apenas da Globo.

Mas nem todos os canais estão felizes com essa fase. Com todos os eventos paralisados, as emissoras esportivas passaram a ter horas de reprises intercalados com programas que pouco têm a acrescentar em termos de informações, o que fez com que a audiência de todos despencasse.

O fenômeno não é exclusividade do Brasil. No mundo todo, canais sofrem para preencher as 24 horas de programação diárias e obter alguma audiência com elas.

Nesse cenário, uma saída encontrada por eventos e TVs foi a exibição de eventos virtuais, especialmente corridas, envolvendo os principais pilotos das principais equipes reais.

Automobilismo virtual poderia ser alternativa a canais esportivos na quarentena

A NBC, por exemplo, faz a transmissão da Fórmula Indy nos Estados Unidos com direito a show, hino e entrevistas com pilotos, transformando um “jogo de videogame” em espetáculo semelhante (pelo menos para quem assiste pela TV) ao real.

Já a Fox Sports americana iniciou, em parceria com a NASCAR, a transmissão de eventos utilizando pilotos e equipes reais. Houve até atleta que, por não levar à sério a corrida virtual, perdeu patrocínios na realidade e pode perder a vaga na equipe por conta disso.

O esporte virtual é uma modalidade nova ainda no Brasil. ESPN, Esporte Interativo e SporTV já fazem incursões nessa área há algum tempo, mas o Fox Sports simplesmente ignora os games, que cresce a olhos vistos entre os jovens.

Automobilismo virtual poderia ser alternativa a canais esportivos na quarentena

Com tantos eventos de automobilismo inéditos e ao vivo acontecendo e uma equipe em casa por conta da pandemia, seria interessante se um canal esportivo investisse na transmissão desses eventos e passasse a oferecer aos telespectadores outras opções de esporte.

Público para assistir, com certeza há. Os fãs de automobilismo estão sedentos por competições e ter pilotos reais disputando uma corrida, ainda que virtual, seria uma alternativa interessante para quem curte ouvir o ronco dos motores e ver seus atletas em disputas emocionantes.

Obviamente, não há uma expectativa de que esses eventos se estendam para além do período de duração da pandemia, mas ao menos agora, a base de fãs seria mantida e talvez um público novo, que ama esportes virtuais, passasse a olhar com mais carinho para o esporte real.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado