Coluna do Sandro

Coronavírus: SBT Rio enfrenta baixas e dramas com funcionários

Quase metade da equipe de jornalismo do SBT foi afastada devido a pandemia


Telejornal SBT Rio
Reprodução/SBT

Cerca de 44% da equipe de jornalismo da filial do SBT no Rio de Janeiro está afastada por conta do coronavírus.  Os que continuam trabalhando vivem um drama com temor de contrair a doença nas dependências do canal. A situação mais grave está sendo enfrentada por dois funcionários que estão no CTI respirando por aparelhos. Diante do problema, a diretoria contratou uma equipe de desinfecção para a sede carioca, porém, jornalistas apontam que o local tem pouca ventilação e possui um ambiente perfeito para a proliferação da Covid-19.

Do vídeo, três profissionais já estão afastados por conta do coronavírus: a âncora Isabele Benito e o repórter Caio Alex, que estão infectados, e o jornalista Fábio Barreto por fazer parte do grupo de risco. Ao todo, 32 profissionais envolvidos na produção do telejornal SBT Rio não estão trabalhando, de um total em torno de 75, incluindo freelancers.

Um produtor e um auxiliar de câmera estão internados, em hospitais diferentes, e respirando de forma mecânica. As informações foram publicadas pelo site SRZD, do jornalista Sidney Rezende, e confirmadas pelo NaTelinha.

De acordo com relatos ouvidos, existe a reclamação que o alto comando do SBT Rio demorou a tomar providências internas mais duras na prevenção do coronavírus. Entre os empregados, existe uma dúvida se alguém da equipe frequentou a redação de jornalismo mesmo sabendo que poderia estar com a Covid-19 e não avisou a diretoria.

O site apurou que nas últimos semanas, a filial carioca da rede de Silvio Santos aumentou seus gastos com a prevenção ao vírus, como a contratação de uma empresa de desinfecção na última quinta-feira (01). A reportagem teve acesso a fotos que mostram a equipe sanitizando as dependências do SBT Rio - processo que vem ocorrendo de forma frequente .

Logo que surgiram os primeiros casos no país, e seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, o SBT Rio afastou todos os funcionários que estavam no grupo de risco. Normas que foram seguidas por todas as filias da rede que tem sede em São Paulo.

Ao NaTelinha, funcionários apontam que o antigo prédio tem vários problemas estruturais. Pela redação ser pequena, mesmo sendo higienizada, basta um profissional estar contaminado que levaria o coronavírus para outros empregados no dia a dia de trabalho. "O ar não circula", reclama uma fonte à reportagem.

Sede do jornalismo do SBT Rio foi adaptado de um cinema

Coronavírus: SBT Rio enfrenta baixas e dramas com funcionários

O prédio do SBT Rio, onde está o estúdio e a redação, fica localizado na zona norte da cidade, no bairro de São Cristovão. A filial ocupa o imóvel desde 1982, que antes funcionava o Cine Fluminense. Embora tenha se adaptado para receber um canal de TV, internamente, o local é todo fechado e com pouca ventilação.

Inaugurada em 1976 como TVS (TV Studios), que acabou originando o SBT, a  filial do Rio foi a primeira emissora de Silvio Santos. Mas nessa época, a sede ficava num pequeno estúdio na Rua General Padilha, no mesmo bairro.

"Gente, é verdade sim. Meu teste para o novo coronavírus deu positivo. O resultado saiu hoje, mas já estava afastado do trabalho e de quarentena em casa desde o dia 25 de março. Estou com acompanhamento médico. Obrigado pelo carinho e preocupação de todos", publicou Caio Alex, em sua rede social na última quinta-feira (02).

A âncora do SBT Rio, Isabele Benito, também se posicionou sobre ter contraindo o coronavírus. No Instagram, ela disse ser assintomática (não apresenta sintomas).

"A gente estava aguardando o resultado do exame da Covid-19. O que se esperava aconteceu: deu positivo, já que meu marido estava internado com a doença. Passou cinco dias na UTI, mas já foi pro quarto. Desde que ele começou a sentir os primeiros sintomas, temos mantido o isolamento”, explicou, elogiando o apoio do canal.

Procurada pelo NaTelinha, a assessoria do SBT enviou o seguinte comunicado: "Estamos tomando todas as precauções cabíveis e acompanhando caso a caso. A emissora está dando assistência a todos".

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado