Exclusivo

Com vacina em alta, Globo reduz testes contra Covid para economizar

Emissora pode economizar quase R$ 2,5 milhões por mês com a medida


Regina Casé durante exame PCR na Globo
Globo vai encerrar exames PCR nos estúdios - Foto: Reprodução/Instagram

A Globo começou lentamente a mudar seu rígido protocolo criado para os trabalhos nos Estúdios Globo depois que o local foi reaberto na pandemia da Covid-19. Um dos primeiros passos da emissora carioca foi a diminuição da quantidade de testes PCR, inclusive abolindo a exigência em alguns setores da empresa já nos próximos dias. Como esse procedimento era um dos mais caros em todo o protocolo, ele foi o primeiro a ser reajustado para fins de economia, mas não sem antes criar uma contrapartida para garantir a segurança sanitária: a vacinação completa.

Segundo apurou o NaTelinha, a Globo não irá mais exigir os testes PCR de todas as áreas, principalmente porque houve avanço na vacinação, recuo de novos casos, mas também devido ao alto custo. Fontes da emissora confirmaram que, para testar todos os funcionários, a emissora tem um gasto milionário por mês. Como os Estúdios Globo reabriram desde meados do ano passado, o investimento em testes para garantir a segurança de seu elenco teve forte peso no aumento no centro de custo de cada produção da emissora.

Com o recuo de novos casos, a Globo passou a aumentar o número de produções a funcionarem dentro de seus estúdios, o que fez com que aumentasse substancialmente a quantidade de pessoas a frequentar os corredores do local, o que também obrigou a aumentar a realização dos testes. Por isso, assim que houve arrefecimento de novos casos e, principalmente, de mortes, a emissora carioca consultou especialistas para verificar uma solução que barateasse o caro protocolo.

A solução foi diminuir gradativamente a quantidade de testes PCR para seus funcionários - os Estúdios Globo ainda não estão reabertos para visitas. Se antes, as produções testavam o elenco a cada três dias, já há casos em que foi diminuído para uma vez por semana, outros para a cada dez dias. Há ainda estúdios em que não será mais necessária a realização de testes, principalmente produções pequenas.

Globo e a Covid

Com vacina em alta, Globo reduz testes contra Covid para economizar

Essa decisão da Globo faz parte do protocolo sanitário que tem por base seguir rigorosamente os decretos do Rio de Janeiro e, na cidade, já há pontos em que não se exige mais os testes PCR para se frequentar os locais. O município substituiu a realização de exames negativos pelo passaporte de vacinação, que é exigência para frequentar locais público na cidade maravilhosa.

A emissora soltou circular interna confirmando para seus funcionários a necessidade do passaporte de vacinação para entrar nos Estúdios Globo. Diante disso, quem do elenco não tiver se vacinado contra a covid-19 sequer poderá frequentar o local de trabalho, já que será barrado nos portões. Isso irá baratear os custos e permitirá que a emissora volte a pensar em outros investimentos, segundo informou uma fonte.

Globo, a Covid e os artistas

Com vacina em alta, Globo reduz testes contra Covid para economizar

A decisão da Globo, no entanto, não passou por obrigatoriedade ou briga com o elenco. Nos bastidores se comenta que houve nomes do elenco que resistiram à vacinação, porém foram convencidos gradualmente pela empresa da necessidade de se imunizar. A emissora fez questão de fazer o acompanhamento de funcionários e de seu cast para que todos cumprissem toda a rota de vacinação.

Além disso, a cúpula do canal foi além e também fez acompanhamento de familiares de seus artistas para evitar a disseminação do Coronvírus para o elenco do canal. Houve um caso de um apresentador que se vacinou junto com a esposa, mas os filhos não tinham se imunizados, mesmo na faixa-etária permitida. Além deles, uma atriz se imunizou e o marido, que era contra a campanha, se vacinou durante a repescagem porque temeu que a companheira perdesse vaga numa produção da emissora.

Procurada, a Globo não respondeu.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado