Exclusivo

Estúdios Globo devem voltar a funcionar em ritmo intenso em novembro

Ritmo acelerado da vacina ajuda


Ricardo Waddington posa na frente dos Estúdios Globo
Estúdios Globo vão voltar a funcionar - Foto: Divulgação/Globo
Por Daniel César

Publicado em 18/08/2021 às 04:00,
atualizado em 18/08/2021 às 08:51

A vacinação em ritmo acelerado no Brasil vem diminuindo os casos de Covid-19 e isso tem reduzido as restrições por todo o país, inclusive nos Estúdios Globo. O antigo Projac deverá voltar a funcionar com ritmo acelerado ainda em 2021 e a previsão da cúpula global é de que, até novembro, praticamente a capacidade máxima do local esteja sendo utilizada.

Segundo apurou o NaTelinha, a ideia é retomar programas com plateia reduzida e também com várias novelas e série rodando ao mesmo tempo. Vale lembrar que, no auge da pandemia, os Estúdios Globo chegaram a ficar fechados e somente funcionou programas que iam ao ar ao vivo no jornalismo da emissora carioca. Mesmo assim, desde o início da retomada, ainda em 2020, a capacidade foi reduzida para 30%.

Como a dramaturgia é, normalmente, quem ocupa mais espaço dentro do antigo Projac ela acabou sendo a mais afetada neste período, por isso poucas novelas estavam sendo rodadas. A cúpula global havia autorizado apenas a produção de Nos Tempos do Imperador, Um Lugar ao Sol e Quanto Mais Vida Melhor, ou seja, uma trama para cada horário, mas com ritmo lento.

Para se ter uma ideia, no início eram gravados apenas 2,5 capítulos por semana, muito menos do ritmo intenso dos seis capítulos semanais no auge dos Estúdios Globo. Agora, como boa parte do elenco já pegou o ritmo dos protocolos, as gravações aceleraram para 4 capítulos no bloco de sete dias, ainda abaixo do que se considera ideal para manter apenas novelas inéditas no ar.

Tudo vai mudar nos Estúdios Globo

Estúdios Globo devem voltar a funcionar em ritmo intenso em novembro

A partir de novembro, no entanto, a realidade será diferente. Além das novelas que estarão sendo preparadas para as faixas, Além da Ilusão às 18h, Quanto Mais Vida Melhor às 19h e Pantanal às 21h, as substitutas dessas produções já estarão entrando em estúdio para não haver atrasos. No horário das 19h será Cara e Coragem e nos das 21h, Olho por Olho, já o horário das seis ainda não houve uma escolha confirmada.

Além das duas novelas de cada faixa, as tramas terão protocolos menos rígidos, podenso gravar com aglomerações, embora com número reduzido, mas já poderão contar com figurantes. Os beijos também estarão liberados e até abraçoes serão autorizados para que os autores escrevam as cenas. Mas outros protocolos prosseguirão, como os testes de Covid-19 por duas vezes na semana e o uso de máscaras e álcool em gel nos bastidores.

Séries nos Estúdios Globo

Estúdios Globo devem voltar a funcionar em ritmo intenso em novembro

Além de novelas, os Estúdios Globo também abrirão normalmente para a produção de séries - seja do Globoplay ou mesmo da própria TV aberta. No momento, boa parte das produções estão sendo gravadas em cenários fora do Projac, em locações, como foi o caso da segunda temporada de Desalma e boa parte das sequências do novo ano de Aruanas.

Agora, produções como a continuação de As Five, ou mesmos novas histórias, como a sertaneja com Deborah Secco, serão feitas dentro dos Estúdios Globo, graças à nova autorização da cúpula da emissora. Segundo fontes contaram ao NaTelinha, tudo isso é decisão planejada e autorizada por infectologistas que acompanham os trabalhos e garantiram risco mínimo de contágio. Além disso, a Globo tomou como base seguir as orientações da prefeitura do Rio de Janeiro para liberação ou fechamento de seus Estúdios.

Malhação nos Estúdios Globo

Estúdios Globo devem voltar a funcionar em ritmo intenso em novembro

Diferente de todos os projetos, o único que não começará a rodar já em novembro é a próxima temporada de Malhação. Mas não é por conta de restrições, já que haverá mais de 20 mil pessoas diariamente novamente nos Estúdios Globo. Com a novelinha teen, as gravações vão atrasar por conta da decisão sobre a nova temporada, que está nas mãos de José Luis Villamarim e que baterá o martelo apenas em setembro.

Mesmo assim, já há estúdios reservados para a cidade cenográfica para a próxima temporada de Malhação, que deverá entrar em estúdios apenas em janeiro. Não há prazo para que a Globo coloque no ar o novo ano da história voltada para jovens.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado