Na Justiça

Entenda a polêmica entre Florinda Meza e a série sobre o criador do Chaves

Viúva de Roberto Gómez Bolaños pode barrar a produção de Sem Querer Querendo, da Max


À esquerda, Florinda Meza; à direita, Pablo Cruz caracterizado como Chaves na série Sem Querer Querendo
Florinda Meza entrou na Justiça contra série Sem Querer Querendo, que terá o ator Pablo Cruz no papel de Roberto Gómez Bolaños, o Chaves - Foto: Reprodução/Montagem NT
Por Walter Felix

Publicado em 07/03/2024 às 11:55,
atualizado em 07/03/2024 às 12:03

O universo relacionado ao seriado Chaves ganhou mais um episódio na Justiça. Depois das brigas pelos direitos de imagem dos personagens e da saída do ar dos programas em todo o mundo, agora é a vez de uma nova polêmica: Florinda Meza, intérprete de Dona Florinda e viúva de Roberto Gómez Bolaños, o Chespirito (1929-2014), criador das franquias, entrou com um processo contra a série sobre a vida do artista.

Florinda Meza abriu uma ação por uso não autorizado dos direitos biográficos e de personalidade. A série Sem Querer Querendo, da Max – antiga HBO Max –, é baseada na autobiografia homônima lançada por Roberto Gómez Bolaños em 2006. As gravações já começaram em Acapulco, com a recriação do famoso episódio ambientado na cidade.

+ Como estão hoje os 4 atores vivos do elenco principal de Chaves?

O alvo principal do processo é a empresária Maca Rotter, ex-diretora de divisão de licenciamentos do Grupo Televisa e espécie de assessora pessoal de Chespirito em seus últimos anos de vida. Ela é acusada de repassar informações sigilosas e íntimas à equipe da série biográfica.

A imprensa mexicana divulgou que Florinda vê a violação de sua vida privada com Bolaños como "um irreparável e incontável dano moral em absoluto detrimento do patrimônio moral, emocional, íntimo e confidencial". Eles foram casados por 37 anos, até a morte do artista, aos 85 anos, em 28 de novembro de 2014.

+ Artista recria vila do Chaves em cenário virtual 3D; vídeo

+ Mãe da Chiquinha? Fã-clube explica suposto episódio perdido

+ Nova versão animada de Chaves tem primeira imagem revelada

As audiências começaram esta semana. A advogada de Florinda Meza apontou que a cliente não se opõe à produção da série, mas quer que “seja feita corretamente e que solicitem autorização às pessoas titulares” detentoras dos direitos biográficos. O objetivo é garantir respeito à história e ao legado do comediante. Por outro lado, o pedido de impedimento das filmagens não é descartado.

As empresas responsáveis pela série também foram citadas: as produtoras THR3 Media Group e Perro Azul, a Warner Bros. e a HBO Max, além de Roberto Gómez Fernández, filho de Bolaños e administrador do Grupo Chespirito.

Série sobre Chespirito teve primeiras fotos divulgadas

Entenda a polêmica entre Florinda Meza e a série sobre o criador do Chaves

Na semana passada, foram divulgadas as primeiras imagens da série Sem Querer Querendo. Em uma das fotos, o ator Pablo Cruz aparece caracterizado como Chaves em uma praia de Acapulco, aludindo à cena final do episódio que se passa por lá. Outro registro mostra o intérprete com o visual de Chespirito em cenário idêntico ao da famosa vila em que os personagens moravam.

Os demais nomes do elenco ainda não foram divulgados, e a produção também não tem previsão de estreia.

+ 3 anos sem Chaves: Entenda briga que tirou a série do ar em todo o mundo

+ Chaves: Vídeo inédito mostra elenco em turnê pela América do Sul

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado