Fora da TV e do streaming

3 anos sem Chaves: Entenda briga que tirou a série do ar em todo o mundo

Fenômeno no Brasil, seriado mexicano deixou de ser exibido em julho de 2020


Chaves
Exibido por 36 anos no SBT, Chaves saiu do ar em julho de 2020
Por Walter Felix

Publicado em 19/07/2023 às 05:14,
atualizado em 19/07/2023 às 14:44

Chaves está fora do ar no Brasil e em todo o mundo há três anos. O seriado criado na década de 1970 por Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), que também deu vida ao personagem principal, deixou de ser exibido no SBT e mundialmente em julho de 2020, por conta de uma briga que envolve a Televisa, emissora que produziu a série, e os herdeiros do humorista, que detém direitos sobre os roteiros.

A Televisa é a dona das fitas com os episódios antigos de Chaves, mas é o Grupo Chespirito que administra o legado de Bolaños. Ou seja, os herdeiros são os titulares dos direitos intelectuais, como personagens e histórias. Pela venda do seriado pelo mundo, a rede mexicana pagava um valor à empresa, mas o acordo chegou ao fim a poucos dias da renovação do contrato.

+ Como estão hoje os 4 atores vivos do elenco principal de Chaves?

Na época, Roberto Gómez Fernández, presidente do Grupo Chespirito e filho de Bolaños, pediu um aumento no valor pago pela distribuição da série, que considerava baixo. A exigência, não aceita pela Televisa, impossibilitou a renovação do contrato. Como as partes não chegaram a acordo, tanto Chaves quanto Chapolin e outras criações saíram do ar em todo o mundo, na TV e no streaming.

Em 29 de julho de 2020, o SBT recebeu a notificação da Televisa informando que a exibição dos seriados não seguiria mais permitida a partir de agosto daquele ano – quando a série completaria 36 anos de exibição no Brasil. “O SBT lamenta a decisão, principalmente em respeito ao seu público, que acompanha fielmente os seriados há tantos anos na emissora”, disse o comunicado na época.

Chaves terá séries inéditas em breve

imagem-texto

Em junho, a THR3 Media Group, outra empresa detentora de direitos da franquia, anunciou novidades sobre o universo Chaves em um evento realizado em Los Angeles, nos Estados Unidos. Os projetos envolvem uma nova versão em animação, desta vez com a presença de Chiquinha, papel de Maria Antonieta de las Nieves.

Por conta de uma disputa judicial, Chiquinha ficou de fora da série animada lançada em 2005. Desta vez, todos os personagens clássicos estarão presentes, mas a obra ainda não tem data de lançamento.

A empresa também vai apostar em uma animação do Chapolin Colorado, batizada de Los Colorados. A série animada em 2D terá os adolescentes como público-alvo e mostrará as duas faces do protagonista: como herói e como homem comum, ao lado da família.

Já Seu Madruga, vivido na obra original por Ramón Valdés (1923-1988), terá uma série só dele e em live-action. Os episódios vão mostrar acontecimentos anteriores ao nascimento de Chiquinha, com paralelos às aventuras da vila.

Há, ainda em curso, uma série biográfica sobre Roberto Gómez Bolaños. A produção deve estrear na HBO Max entre o final de 2024 e o início de 2025, e será baseada em um livro autobiográfico de memórias, lançado em 2006: Sin Querer Queriendo.

Imagem da thumbnail do vídeo

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado