Biografia

"Chaves, ainda que carecendo de quase tudo, é otimista, aproveita a vida, brinca, se emociona e tem o maravilhoso dom que é a vida"

  • Nome: Roberto Mario Gómez y Bolaños
  • Nascimento: 21/02/1929
  • Falecimento: 28/11/2014
  • Signo: Peixes
  • Estado civil: Casado
  • Profissão: Ator / Dramaturgo / Diretor / Humorista / Roteirista
  • País: México
  • Cidade: Cidade do México

Roberto Gomez Bolaños, também conhecido como Chespirito, foi um ator, dramaturgo, diretor, humorista e roteirista mexicano. Tornou-se internacionalmente conhecido pelos seriados Chaves e Chapolin, criados por ele e em que viveu os personagens principais. As atrações foram produzidas pela Televisa e transmitidas no Brasil pelo SBT desde a década de 1980.

Antes da fama, estudou engenharia, mas nunca exerceu a profissão, e passou a se dedicar à publicidade, quando fez os primeiros roteiros. A carreira de ator teve início na década de 1960, em séries de TV, mas foi só nos anos 1970 que ele alcançou a consagração com os seriados Chespirito, Chapolin e Chaves, exportados para todo o mundo.

No começo da década de 1990, após alguns hiatos, decidiu aposentar definitivamente Chaves e Chapolin, e apostou em outros personagens, sem o mesmo sucesso. Ao longo da carreira, também lançou composições, livros de poemas e uma autobiografia, além de experiências de êxito no teatro e no cinema mexicano.

O apelido veio do dramaturgo William Shakespeare, cujo diminutivo em espanhol era "Chespirito", e lhe foi dado em função da baixa estatura, apenas 1,60 metro. Casou-se pela primeira vez com a escritora Graciela Fernández, com quem teve seis filhos. Somente em 2004 oficializou seu casamento de décadas com a atriz Florinda Meza, a Dona Florinda.

Morreu em 28 de novembro de 2014, aos 85 anos, em Cancún, no México, vítima de uma parada cardíaca. A despedida ao multiartista foi acompanhada em todo o mundo. No Brasil, o SBT teve programação especial em homenagem a ele.


Últimas Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado