Área de serviço

Pedro Cardoso acusa produtora de roubar série

Ator criou série Área de Serviço e procurou produtora para idealização do projeto, no entanto, ele a acusa de se apropriar do título criativamente


Pedro Cardoso em foto nas redes sociais; ator fez desabafo sobre projeto autoral nesta segunda-feira
Pedro Cardoso em foto nas redes sociais; ator fez desabafo sobre projeto autoral nesta segunda-feira
Por Daniele Amorim

Publicado em 09/08/2022 às 20:25,
atualizado em 09/08/2022 às 20:25

Intérprete de Agostinho Carrara em A Grande Família, Pedro Cardoso acusou uma produtora de ter roubado a autoria da série Área de Serviço, que ele diz ter criado com a atriz e companheira Graziella Moretto. O ator usou suas redes sociais nesta segunda-feira (8) para divulgar a história e revelar que, se caso o título for ao ar, ele será exibido de maneira completamente diferente a qual foi concebida pelo casal.

"Eu estou aqui para enterrar uma criação minha e de Graziella que foi assassinada ainda recém-nascida pela Dueto Produções e pela WarnerMedia. Tenho dito que Graziella e eu tivemos a liderança da autoria da série Área de serviço, que foi roubada de nós pela Dueto com a conivência de administradores da WarnerMedia", começou o artista. 

Cardoso explicou que ele e a mulher procuraram Monique Gadenberg, que é sócia da Dueto Produções, para a produção da série autoral que posteriormente seria exibida na HBO.

No entanto, o ator acusou Monique de ter se aproveitado de quando a WarnerMedia comprou a empresa AT&T, que era a antiga detentora da HBO, para ser colocada como a única responsável da obra. "Monique Gardenberg se autodenominou diretora geral com direito ao corte final. Esse é um jargão profissional [que define] a autoria de um [projeto] audiovisual", disse ele.

De acordo com Pedro Cardoso, por conta dessa mudança, ele e a mulher passaram apenas a serem atores no título, em que não tiveram nenhum poder criativo em relação as gravações. "Eu teria que obedecer Monique Gardenberg, naquilo que é a minha própria criação. Eu e Graziella nos tornamos empregados do trabalho que nós havíamos feito existir. Já não é isso um roubo? Esse é um pequeno resumo do modo de como o roubo da autoria se deu", acrescentou. 

O ator também revelou que outros diretores foram contratados por Monique e que ele já havia se desentendido com alguns deles na frente de outros colegas de equipe. "Pessoas que a mando de quem havia me roubado executavam diariamente a destruição do que eu e Graziella havíamos criado. Destruíram pretendendo cortar cenas, mal entendendo o jogo entre os personagens, perdendo tempo com inutilidade, [...] impondo marcas desconfortáveis para os atores. As pessoas no set testemunharam o conflito final". 

Por fim, Pedro explica que não tem mais certeza se o trabalho irá ao ar após a WarnerMedia ter sido fundida com a Discovery. No entanto, o veterano alerta que caso a série finalmente veja à luz, ela será exibida completamente diferente de como foi originalmente planejada. 

 "É um crime que tenha sido destruído. É um crime contra a Graziella e contra mim. Mas também um crime contra o interesse do público. Fica feito aqui o registro", finalizou.

imagem-texto

O outro lado 

Em resposta à publicação de Pedro Cardoso, tanto a Warner  como a Dueto Produções se pronunciaram. Ambas empresas enviaram suas notas de esclarecimentos à revista Veja, que também noticiou o assunto. 

“A HBO Max informa que todas as produções e parcerias com as produtoras brasileiras são realizadas em comum acordo com todas as partes envolvidas, respeitando e cumprindo as exigências legais. Valorizamos e cultivamos relações de confiança com nossos talentos, criadores e colaboradores, e o cumprimento dos requisitos legais entre todas as partes envolvidas em nossas produções. Cabe ressaltar que a companhia não comenta sobre assuntos internos de seus colaboradores e talentos, assim como estratégias de lançamento". 

Já a Dueto afirmou que irá a Justiça para resolver tais pendências com Pedro Cardoso. "Foi o carinho que tínhamos por Pedro e Graziella que nos fez abraçar a série. Em 40 anos de história, a Dueto construiu uma trajetória de sucesso, credibilidade e respeito e jamais se envolveu em qualquer litígio. Pelo nível de agressão e desrespeito conosco e membros da equipe, não nos manifestaremos publicamente. Nossa manifestação se dará na instância judicial, onde Pedro terá oportunidade de expor suas alegações". 

Confira o vídeo completo de Pedro Cardoso:

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado